Ver mais notícias
Ver mais editais

Como é feito o processo seletivo para os cursos a distância da UFJF:

  • Cursos de graduação:

O processo seletivo é feito através do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A partir de 2014, os interessados em ingressar nos cursos a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem inscrever-se no Enem, cuja nota passa a ser utilizada como critério de seleção em substituição ao antigo vestibular.

  • Cursos de pós-graduação:

O critério de seleção utilizado é a nota da análise curricular do candidato. Os candidatos devem efetuar a inscrição no site do Cead e entregar a documentação exigida, conforme edital, no polo onde irá concorrer à vaga. Além disso, o candidato deverá entregar o currículo padrão do Cead e documentos comprobatórios das atividades descritas no mesmo.

 

O que é EAD (Educação a Distância)?

Educação a Distância é a modalidade educacional na qual professores, tutores e alunos realizam e participam do processo de ensino-aprendizagem em espaço e/ou tempo diferentes. Para isso, é necessária a utilização de tecnologias de informação e comunicação nas atividades educativas.

 

O que é a Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

A UAB é um projeto do Ministério da Educação, criado em 2005, voltado para a articulação e a integração experimental de um sistema nacional de educação superior gratuita. É formada por universidades públicas que levam ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados são insuficientes para atender a todos os cidadãos.

 

Quem pode se inscrever nos cursos a distância da UFJF?

Nos cursos de graduação, pode inscrever-se qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio ou equivalente. Nos cursos de pós-graduação, podem inscrever-se pessoas com graduação completa. Em ambas as situações, os alunos deverão acessar e atender os editais que regulamentam o funcionamento dos processos seletivos. Normalmente, a divulgação é feita no portal do Cead.

 

Posso morar em uma cidade que não tem polo e fazer um curso a distância?

Sim. A educação a distância não tem limite geográfico, ou seja, de qualquer cidade você poderá fazer o curso, sendo obrigatório comparecer apenas nos encontros presenciais (aulas inaugurais e provas, aulas presenciais, normalmente fins de semana, e provas).

 

Como é feito o processo seletivo para os cursos a distância da UFJF?

– Cursos de graduação:

O processo seletivo é feito através da utilização da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A partir de 2013, os interessados em ingressar nos cursos a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem inscrever-se no Enem. Em substituição ao antigo vestibular, a Instituição passa a adotar somente a nota do Enem como critério de seleção. E em caso de existência de vagas remanescentes, após a seleção de candidatos através da nota do Enem, pode ser realizado processo seletivo por meio de aplicação de provas, sob publicação de edital.

– Cursos de Pós-graduação latu sensu (Especializações):

O processo de inscrição será realizado em duas etapas: inscrição online e efetivação da inscrição. Os critérios de seleção são determinados em cada edital do curso correspondente, divulgado no portal do Cead. Normalmente, compõem a seleção etapas de inscrição, análise curricular, e adicionalmente entrevista ou carta de objetivos do candidato.

 

Quais são as vantagens de se estudar em um curso a distância da UFJF?

São várias as vantagens proporcionadas pelos cursos a distância. Seguem algumas delas:
– flexibilidade do horário de estudo;

– mobilidade, uma vez que o aluno pode acessar o ambiente virtual de ensino-aprendizagem de qualquer lugar em que haja conexão à internet;

– democratização do ensino superior de qualidade, que é oferecido em 56 cidades polos em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Rio grande do Sul e Mato Grosso, ampliando o acesso à educação.

– facilitação do acesso ao ensino superior a pessoas que, por qualquer motivo, têm dificuldade de assistir às aulas presenciais.

 

Qual o custo dos cursos a distância da UFJF?

Tanto os cursos de graduação quanto os de pós-graduação são gratuitos.

 

Qual a duração dos cursos?

Os cursos de licenciatura e bacharelado duram, em média, quatro anos. As especializações duram, normalmente, cerca de 18 meses.

 

Quais os recursos materiais e técnicos necessários para um aluno realizar um curso a distância?

Além das apostilas de cada disciplina (que são entregues gratuitamente normalmente no início do período letivo) é necessário que o aluno tenha acesso a um computador conectado à internet, preferencialmente por meio de banda larga, e hardware compatível com o uso de aplicativos básicos de processamento de informação (processadores de texto, planilhas eletrônicas, leitura de documentos em formato de impressão PDF, etc.). Caso o aluno não possua computador com as especificações citadas, poderá realizar suas atividades no Polo de Apoio Presencial, que possui estrutura necessária, além de tutores presenciais para atenderem as demandas dos alunos.

 

É preciso comprar material didático para acompanhar o curso?

Não. No início do primeiro período letivo, o aluno participará de um encontro presencial no qual receberá informações sobre as disciplinas a serem cursadas, juntamente com apostilas desenvolvidas por docentes, especificamente para o curso. Além disso, o aluno poderá baixar arquivos com textos, imagens, etc., para visualização e impressão. Os Polos de Apoio Presencial também possuem bibliotecas onde os alunos podem fazer consultas a bibliografias sugeridas.

 

Que conhecimentos de informática são necessários para fazer o curso?

São desejáveis conhecimentos básicos de informática e internet, com destaque para as seguintes ferramentas: editor de texto; leitor de arquivo em formato PDF; browser (navegador para visualização de páginas da internet. Ex: Mozilla Firefox); e-mail e rede social de relacionamento. Ao iniciar o curso, há um momento inicial para a prática de questões que promovem a familiarização do aluno com algumas dessas ferramentas, de modo que ele desenvolva e/ou aperfeiçoe competências relacionadas à tecnologia e reflexões sobre como funciona a Educação a Distância.

 

Onde estão localizados os Polos de Apoio Presencial do Cead UFJF?

A UFJF está presente, através dos seus Polos de Apoio Presencial, em 56 cidades espalhadas pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e outros. Confira a lista completa em www.cead.ufjf.br.