Para uma melhor experiência, recomendamos a visualização deste site em um dos seguintes navegadores compatíveis:
Microsoft Edge | Google Chrome | Mozilla Firefox | Safari | Opera
    Inscrições abertas para 150 vagas na Especialização em Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres
    Edital


    Nº 04/2024

    Início das Inscrições: 09/01/2024

    Término das Inscrições: 26/02/2024

    Resultado Final: 08/03/2024

    Inscrições já encerradas

    Confira aqui a retificação

    Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres, na modalidade a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São 150 vagas gratuitas, distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Bicas, Cataguases, Ilicínea, São João Del Rey e Conselheiro Lafaiete. O curso tem como objetivo principal capacitar agentes públicos que atuam no setor educacional ou outros setores ligados a escolas para fortalecer a preparação, mitigação, recuperação e capacidade de resposta frente a desastres nas instituições de ensino.

    Segundo a coordenadora do curso, Professora Gislaine dos Santos, este programa busca oferecer uma formação abrangente que combina aspectos práticos e teóricos para gerenciar e implementar práticas de segurança e resiliência escolar. “Os participantes aprenderão a integrar os conceitos de proteção e defesa civil em práticas pedagógicas, alinhados com as diretrizes nacionais, a Estrutura de Segurança Escolar Abrangente 2022-2030 e o Marco de Sendai. Além disso, o curso enfatiza uma abordagem sistêmica na resiliência a desastres para promover ambientes educacionais seguros e preparados para responder a diversos tipos de desastres, intervindo efetivamente na realidade social, política e econômica das áreas de risco”, frisa.

    Segundo Gislaine, os profissionais especialistas em “Escolas Resilientes e Educação para Redução do Risco de Desastres” são profissionais que se destacam por sua capacidade de integrar conhecimentos na temática de resiliência e redução do risco de desastres com práticas educacionais. “Eles são fundamentais para implementar práticas e políticas de prevenção e resposta a desastres em ambientes educacionais, promovendo a segurança e a resiliência nas escolas. Além disso, esses especialistas são preparados para liderar iniciativas de segurança, influenciar políticas educacionais e desenvolver estratégias eficazes de preparação, mitigação e recuperação de desastres. Com uma abordagem multidisciplinar e sistêmica, eles contribuem não apenas para instituições educacionais e comunidade, mas também para órgãos governamentais e setores relacionados à gestão de desastres”.

    Etapas

    A inscrição ocorre no período de 09 de janeiro até as 16h do dia 26 de fevereiro.

    A seleção dos candidatos será feita por uma Banca composta por três membros indicados pela Coordenação do Curso.

    A divulgação do resultado parcial será feita no dia 06 de março, após as 18h, no site do Cead. O resultado dos recursos será divulgado no dia 08 de março e o resultado final no dia 08 de março, a partir das 18 horas, no site do Cead/UFJF.

    Inscrições aqui.

    Veja aqui o edital

Ir para o topo Ir para o topo