Para uma melhor experiência, recomendamos a visualização deste site em um dos seguintes navegadores compatíveis:
Microsoft Edge | Google Chrome | Mozilla Firefox | Safari | Opera
    Especialização a distância em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil abre 150 vagas

Nº 03/2024

Início das Inscrições: 09/01/2024

Término das Inscrições: 09/02/2024

Resultado Final: 20/02/2024

Inscrições já encerradas

Confira aqui a chamada dos excedentes do Edital nº 03/2024

Confira aqui o resultado do recurso

Veja aqui o resultado final

Confira aqui o resultado parcial do Edital nº 03/2024

Começam hoje, 9, as inscrições para o curso de Especialização em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil, na modalidade a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora. São 150 vagas gratuitas, distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Bicas, Cataguases, Ilicínea, São João Del Rey e Conselheiro Lafaiete. As atividades do curso estão previstas de forma assíncrona e síncrona por videoconferência com uso de metodologias ativas com participação e engajamento dos alunos.

De acordo com o coordenador do pós-graduação, Professor Jordan Sousa, essa Especialização visa desenvolver práticas preventivas e inovadoras nas ações institucionais de Proteção e Defesa Civil. “Ele busca instrumentalizar os participantes para atuar ativamente na adoção de políticas públicas de Proteção e Defesa Civil, capacitar agentes públicos em funções multidisciplinares de proteção e defesa civil, formar gestores para administrar sistemas públicos e intervir na realidade social, política e econômica em áreas de riscos. O pensamento sistêmico na resiliência a desastres é um dos focos do curso”, relata.

O Curso de Especialização em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil é apoiado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) visando uma experiência educacional de alta qualidade, atualizado e relevante. “Este apoio é crucial na divulgação e mobilização entre municípios mineiros, reforçando o compromisso institucional em formar profissionais qualificados em Proteção e Defesa Civil”, relata Jordan Sousa.

Os egressos podem atuar em várias áreas, incluindo coordenação de Proteção e Defesa Civil em níveis municipal, estadual e federal, em Corpos de Bombeiros Militares, na administração de sistemas públicos, e em setores de risco e gestão de desastres. Eles também podem contribuir com políticas públicas para gestão de áreas de risco.

Jordan Souza comenta que um aluno especializado neste curso estará capacitado com habilidades e competências em áreas multidisciplinares como engenharia, geoprocessamento, direito, riscos cibernéticos, resiliência a desastres, focando em ações preventivas. “Este conhecimento o diferencia ao permitir uma atuação estratégica e eficiente na redução de desastres, colaborando significativamente com a Estratégia Internacional de Redução de Desastres, além disso, há prefeituras que valorizam a pós-graduação como incentivo a progressão e promoção na carreira pública”.

Etapas

A inscrição ocorre no período de 09 de janeiro até as 16h do dia 09 de fevereiro.

A seleção dos candidatos será feita por uma Banca composta por três membros indicados pela Coordenação do Curso.

A divulgação do resultado parcial será feita no dia 15 de fevereiro, após as 18h, no site do Cead. O resultado dos recursos será divulgado no dia 20 de fevereiro e o resultado final no dia 20 de fevereiro, a partir das 18 horas, no site do Cead/UFJF.

Inscrições aqui.

Clique aqui para ver o edital

Ir para o topo Ir para o topo