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A Biblioteca Virtual do CEAD disponibiliza grande parte das obras produzidas por pesquisadores do Centro. Seu principal objetivo é difundir os conceitos e ferramentas utilizadas na Educação a Distância a alunos, tutores, professores, estudiosos e interessados pelo assunto. Vale a pena conferir! (As opiniões expressas nos arquivos publicados são de exclusiva responsabilidade dos autores.)

  • MOODLE
    Rosilãna Aparecida Dias

Como faço para requisitar a criação de AVAs (Ambientes virtuais de Aprendizagem) e para cadastrar usuários no Moodle?

A Coordenação deve enviar e.mail ao Suporte Técnico formalizando a solicitação de cadastramento.
Nela, o solicitante deverá informar, NO CASO DE USUÁRIOS QUE NÃO SEJAM DA UFJF, os seguintes dados do cadastrando:

      • Nome completo;
      • CPF;
      • Cidade e U.F. de residência;
      • Endereço de e.mail;
      • Data de nascimento.

Essas informações deverão ser enviadas em planilha Excel.

No caso de o cadastrando ser FUNCIONÁRIO da UFJF (docente ou técnico) ou ALUNO DA UFJF, basta informar o nome e o número do SIAPE ou o número de matrícula.

Em qualquer dos casos, a Coordenação deverá justificar de forma sucinta a necessidade do cadastramento.


As requisições de criação de AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)
deverão ser enviadas por email ao SAUT pela Coordenação de curso ou pela Chefia de Departamento ou pelo Professor responsável pela disciplina (nesse caso, com cópia para a Coordenação do curso, para ciência).

Na requisição deverão constar as seguintes informações:

      • Código SIGA da disciplina (por exemplo, DCC001);
      • Nome SIGA da disciplina (neste exemplo, Análise e projeto de algoritmos);
      • Ano-semestre (por ex. 2010.3);
      • Turma (por ex. A);
      • Nome e SIAPE do Professor responsável;
      • Se os alunos que constarem na FAE no SIGA deverão ser inscritos imediatamente no AVA ou se isso será solicitado a posteriori.

 

O que é a modalidade “Flexibilização Curricular”?

Flexibilização Curricular refere-se a “espaços virtuais” que são disponibilizados nas Plataforma Moodle para que professores de disciplinas presenciais da UFJF possam oferecer a seus alunos a possibilidade de interagirem de forma dinâmica pela internet.

 

Qual é o padrão que devo seguir para nomes de disciplinas no Moodle?

A identificação de uma disciplina no Moodle deve indicar, além do nome, o ano, o semestre e a turma.

Tomando como exemplo a disciplina Linguística IV, cujo código no SIGA é LEC053, sua identificação no MOODLE será:

      • Nome completo: LEC053- 2009.1-A – Linguística IV
      • Nome breve: LEC053-2009.1-A

 

Por que devo seguir esse padrão?

A obediência ao padrão SIGA-Moodle traz, entre outras vantagens, as seguintes:

      • Facilita a pesquisa por um AVA entre os milhares que estão atualmente na plataforma;
      • Provê a geração de estatísticas de uso por período, algumas delas exigíveis pelo MEC;
      • Facilita a integração SIGA-Moodle, cujo um dos procedimentos já está ativo: a “baixa” a partir do SIGA da FAE da disciplina correspondente, eliminando a necessidade de envio de planilhas com os dados dos alunos;
      • Permitirá a integração do sistema de notas do Moodle ao do SIGA;
      • Permitirá a automação do processo de criação de AVAs e de matrícula dos alunos a partir do SIGA.

 

Por que está errado pôr o sufixo “2” nos AVAs do segundo semestre?

Porque, segundo o SIGA, o padrão de identificação dos semestres na UFJF é:

      1. Primeiro semestre;
      2. Curso de inverno;
      3. Segundo semestre;
      4. Curso de verão.

Assim, se um AVA corresponde a uma disciplina do segundo semestre, ela estará, no SIGA, como o campo “ano-semestre” igual a “3” (três).

 

Por que não consigo acrescentar mais semanas ou tópicos em minha disciplina?

Clique no link “Configurações” na página inicial da disciplina e, na janela que se abrirá, altere o item “Número de semanas ou tópicos“.

 

Por que não consigo acrescentar mais atividades e recursos em minha disciplina?

Verifique se a edição está ativada. Para ativá-la, basta clicar sobre o botão “Ativar edição” que fica no canto superior direito da página inicial da disciplina.

Se o botão abaixo não aparece em sua página é porque você não tem permissão para editar a disciplina. Converse com o Coordenador do seu curso.

 

Orientações para o uso da Plataforma Moodle por Cursos Presenciais

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