Declaração de pagamento de bolsas deve ser retirada na página do FNDE
banner_topo1.jpg
Declaração de pagamento de bolsas deve ser retirada na página do FNDE

Profissionais que recebem bolsas do Ministério da Educação (MEC) e precisarem do comprovante de rendimentos para a declaração anual de imposto de renda devem acessar o site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEAD/UFJF) não pode conceder declarações ou documentos relativos a esses pagamentos, já que o benefício é pago pelo FNDE.

Para conseguir a declaração de rendimentos, é necessário apenas fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) na tela disponível na página. O FNDE avisa que, se houver diferença no valor demonstrado pelo documento emitido e no que foi realmente recebido, será necessário procurar o serviço de atendimento através do número 0800-616161.

O assessor financeiro do NEAD, professor Mário Barreiros, explica que “mesmo aqueles que são isentos de declarar o imposto de renda devem retirar esse demonstrativo como forma de prevenção. Assim, se no futuro a pessoa precisar comprovar que recebeu a bolsa, o documento estará com ela”.

Bolsas

A remuneração dos profissionais que atuam na Educação a Distância (EAD), inclusive os que atuam nos polos de apoio presencial, é feita por meio de bolsas de estudo e de pesquisa concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e pagas pelo FNDE/MEC. Esse benefício é isento do pagamento de impostos, assim como a conta-salário é isenta de tarifas bancárias.