Para uma melhor experiência, recomendamos a visualização deste site em um dos seguintes navegadores compatíveis:
Microsoft Edge | Google Chrome | Mozilla Firefox | Safari | Opera
    Abertas as inscrições para a Especialização em Educação Física: Cultura Corporal, Linguagens e Práticas Pedagógicas

Nº 18/2022

Início das Inscrições: 05/09/2022

Término das Inscrições: 20/09/2022

Resultado Final: 24/10/2022

Inscrições já encerradas

Confira aqui o resultado final

Confira aqui o resultado parcial da entrevista.

Confira aqui a convocação para entrevista

Confira aqui o resultado parcial da primeira fase

A Universidade Federal de Juiz de Fora está com as inscrições abertas para o Edital de seleção de alunos para o curso de Especialização em Educação Física: Cultura Corporal, Linguagens e Práticas Pedagógicas, na modalidade semipresencial. São ofertadas 30 vagas, destinadas a professores da educação básica que atuam na educação física. Os encontros presenciais serão realizados semanalmente na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID), às terças feiras no período noturno e as aulas na modalidade a distância serão oferecidos por meio da Plataforma Moodle, com apoio do Centro de Educação a Distância (Cead).

Segundo a coordenadora da especialização, Lídia Zacarias, o curso pretende discutir e abordar o ensino da educação física nas diversas etapas da educação básica, compreendendo-a como componente curricular obrigatório. “O curso de especialização Educação Física: cultura corporal, linguagens e práticas pedagógicas, tem como eixo norteador as questões que emergem da atuação do professor de educação física nas escolas, públicas ou particulares de juiz de fora e região”.

“A opção pelo curso semipresencial leva em consideração a realidade profissional de muitos professores, que comumente dispõem de tempo restrito para sua atualização, além das dificuldades inerentes ao exercício da docência: trabalho em diferentes redes de ensino, distância dos locais de trabalho, formação, e recursos financeiros”, comenta Lídia Zacarias.

De acordo com a professora da Especialização, Ayra Lovisi, o diferencial dessa proposta é a compreensão da educação física como integrante da área das linguagens, tendo a cultura corporal como seu objeto de estudo. “ As práticas corporais são como textos da cultura dos grupos sociais que compõem o cotidiano escolar, e que a Educação Física, na escola, atua com uma dimensão da cultura denominada cultura corporal, objeto de sua investigação”.

“Apesar de tal compreensão constar em documentos da área, e tornar-se explícito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a inclusão de tais temáticas na formação inicial e continuada é incipiente. Desse modo, o professor de educação física terá em sua formação continuada, a possibilidade de contribuir com o processo de transformação e ou aprimoramento das práticas pedagógicas em educação física, considerando esses dois fundamentais conceitos: linguagens e cultura corporal”, revela.

Para realização do Curso, o candidato aprovado deverá estar atento ao cumprimento dos seguintes requisitos: ter acesso à internet com capacidade suficiente para visualizar, baixar e transmitir os materiais do Curso; ter conhecimento de informática necessária a realização das atividades propostas; ter disponibilidade semanal para cumprimento de todas as atividades realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso; ter disponibilidade de tempo e recurso financeiros para comparecer aos encontros presenciais realizados na Faculdade de Educação Física e Desportos, de acordo com o cronograma do Curso.

Inscrição

As inscrições ocorrerão no período de 05 de setembro até as 16h do dia 20 de setembro. Ela deverá ser feita por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição no site do Cead/UFJF, seção Editais, clicando no link próprio, referente ao Edital e envio da documentação on-line no momento da inscrição.

O processo seletivo terá duas fases, com análise de proposta de estudo e posterior entrevista

O Resultado Final será divulgado no site do Cead/UFJF, no dia 24 de outubro, a partir das 18h, em uma lista com o nome dos candidatos aprovados e dos classificados, em ordem decrescente de pontuação. No impedimento de qualquer um destes, os demais classificados serão convocados, seguindo a ordem de classificação.

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo deverão ser encaminhadas somente através do e-mail da coordenação do curso, zacarias.lidia@ufjf.br

Clique aqui para acessar o edital

Clique aqui para fazer a inscrição

Ir para o topo Ir para o topo