Para uma melhor experiência, recomendamos a visualização deste site em um dos seguintes navegadores compatíveis:
Microsoft Edge | Google Chrome | Mozilla Firefox | Safari | Opera

Institucional

A gestão das estratégias de Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é realizada pelo Centro de Educação a Distância (Cead), que é responsável por coordenar, supervisionar e dar apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico relativos à EAD da UFJF. O Centro mantém articulação constante com os órgãos internos e externos, visando ao padrão de qualidade nessas ações e resultados.

A EAD na UFJF, conforme o incremento desta modalidade de ensino no cenário nacional, vem sendo estruturada de modo a oferecer às comunidades acadêmica e externa um modelo de ensino compatível com as exigências educacionais e necessidades sociais da sociedade moderna.

As iniciativas institucionais caminham para que a comunidade acadêmica se aproprie de modo geral das perspectivas inovadoras em ensino e aprendizagem, através do acesso e uso das tecnologias disponíveis, transformando-as em técnicas e ferramentas para aprendizagem, bem como incorporando sistematicamente as novas práticas de docentes e discentes que contribuam para a excelência da Educação Superior. Além disso, as iniciativas da UFJF atuam na ampliação das oportunidades educacionais e no incentivo ao desenvolvimento dos municípios alcançados pelo atendimento de cursos de graduação nessas regiões.

Clique no nome do setor desejado para conhecê-lo.

Direção

A interação institucional para o funcionamento da Educação a Distância na UFJF é articulada por diversos agentes do Ensino Superior. E à direção do Cead cabe a estruturação estratégica de suporte à EAD.

À direção compete presidir o Conselho Administrativo do Cead, submetendo à aprovação do mesmo a fixação de atribuições do setor, a prestação de contas e o relatório anual das atividades do Centro. Além disso, é sua incumbência a indicação dos coordenadores setoriais do Cead, para nomeação pelo Reitor.

E sob a responsabilidade da direção estão a coordenação e supervisão geral das atividades e dos recursos financeiros e bens patrimoniais do órgão, e do cumprimento do Regimento do Cead.

Direção: Professora Eliane Medeiros Borges
Contatos:
Telefone: (32) 2102-3487 – Ramal 220

Coordenação UAB

O país diante das demandas e possiblidades da política educacional do ensino superior tem buscado através da educação a distância, a ampliação do acesso à Educação e o desenvolvimento de diversas regiões. E esse atendimento tem sido feito através do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a formação na graduação e continuada para professores da Educação Básica, além de cursos para gestores, e foco na redução das desigualdades.

O planejamento e organização das ações da UAB estão concentrados na atuação do Coordenador UAB. A efetivação dá-se por meio do ordenamento dos cursos no âmbito do Sistema UAB, gestão das atividades acadêmico-operacionais inclusive por meio de reuniões periódicas com os coordenadores de curso e coordenadores de Polo e produção de relatórios e privilegiando a interação entre os agentes institucionais. Outras competências do Coordenador UAB são: intermediar a concretização e o sucesso da UAB, participando em grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos; cadastrar dados e fixar o controle geral de atividades e remuneração de bolsistas; e prestar contas dos recursos disponibilizados. Concretiza-se, por meio dessas atribuições, a promoção da melhoria da qualidade do ensino superior, visando a oferta de cursos de bacharelados, licenciaturas e especializações, além do Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP.

Coordenadora UAB: Profa. Eliane Medeiros Borges
Coordenador Adjunto: Prof. Wagner Silveira Rezende 
Contatos:
Telefone: (32)2102-3488 – Ramal 216

Acadêmico

A Coordenação Acadêmica do CEAD (CACD/CEAD) é responsável pela elaboração, organização e controle dos procedimentos administrativos vinculados à rotina acadêmica dos cursos de graduação, pós-graduação, e aperfeiçoamento, na modalidade a distância da UFJF.

Além disso, a equipe articula a comunicação com os polos de apoio presencial, interagindo de forma conjunta para que o polo seja uma extensão da UFJF; atende aos alunos dos diversos cursos, para solucionar demandas e analisar sugestões, objetivando o aprimoramento da qualidade de ensino; capacita professores e tutores, diagnostica, organiza e propõe atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da EAd, dentro e fora da UFJF; apoia as Coordenações de curso em EAD da UFJF; organiza as demandas por cursos de capacitação para tutores, professores e estudantes; formula e acompanha editais de seleção de tutores e processo seletivo de alunos, realiza estudos e compartilha trabalhos (teses, dissertações e artigos em periódicos especializados) sobre EAD.

Responsável pelo Setor Acadêmico:

Contatos:

Coordenação Acadêmica e Pedagógica: academico.cead@ufjf.br
(32) 2102-3488 – Ramal 210

Horário de trabalho dos TAEs
Joseane Ribeiro Moreira: Segunda, quarta a sexta, de 8 às 14h, terça, de 13 às 19h

Administrativo

A Coordenação Administrativo/Financeira é responsável pelo bom funcionamento de cada setor do Cead. Engloba analisar riscos e aprovar as questões que competem ao bom desenvolvimento da organização, além de gerenciar os pagamentos de bolsas UAB, viagens, compras, , infraestrutura e jurídico.

É dividida nos subsetores:

Infraestrutura – Cuida de toda a parte física do Cead. Abrange a logística dos cursos e o atendimento das necessidades internas dos setores.

Viagens – responsável por planejar, acompanhar as viagens e dar suporte ao processo de deslocamento tanto terrestre quanto aéreo dos serviços do Cead.

Compras – Atende as demandas, tanto internas quanto externas dos cursos EAD, responsabilizando-se por pesquisar, no mercado, orçamentos que atendam às perspectivas da Instituição e estejam dentro de planilha orçamentária, bem como acompanhar o processo pós-compra.

Contratos – Acompanha contratos em vigência; recebe demanda para novos contratos; prepara Termos de Referência, orçamento para encaminhar à COSUP/UFJF; acompanha a execução de contratos e a necessidade de alteração contratual.

Jurídico – O setor abrange toda a parte institucional, sendo responsável por gerir contratos e questões legais da Instituição.

Financeiro – Compete ao setor o apoio e assessoria aos cursos do Cead, realizando os pagamentos de bolsas UAB e diárias, bem como acompanhamento junto à CAPES da tramitação de recursos de custeio do Cead como um todo.

Contatos:
Assessoria financeira: financeiro.cead@ufjf.br ramal 213
Viagens: viagens.cead@ufjf.br ramal 205
Compras: compras.cead@ufjf.br ramal 204
Infraestrutura: infra.cead@ufjf.br ramal 204
Coordenação Financeira: coordfinanceiro.cead@ufjf.br ramal 212

Horário de trabalho dos TAEs
Tonny Aparecido Vidal Barra de Souza: Segunda e quinta, de 13 às 19h, terça, quartas e sextas, de 9 às 15h

Comunicação e Rádio Cead

A Coordenação de Comunicação do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é o setor responsável por contatos com diferentes públicos de interesse do órgão, como alunos, possíveis alunos, tutores, professores, técnico-administrativos, coordenadores de curso e de polo, imprensa, secretarias de Educação, sindicatos e organizações não governamentais.

Cabe à Comunicação publicar editais de processos seletivos e seus respectivos resultados, divulgar os cursos oferecidos pela Universidade na modalidade a distância, zelar pela imagem institucional do Cead, desenvolver campanhas culturais, fornecer informação precisa sobre cursos e polos, entre outras atribuições. Para isso, fica responsável por diferentes veículos de comunicação, como o Portal Cead, a Radioweb Cead e a fanpage no Facebook.

Responsável pelo Setor de Comunicação:
Contatos:
Coordenação de Comunicação: coordcomunicacao.cead@ufjf.br
(32) 2102-3488 – Ramal 215
Radioweb Cead: radio.cead@ufjf.br
(32) 2102-3488 – Ramal 219

Produção de Material Didático

O setor de produção de material didático conta com uma equipe multidisciplinar para atender às demandas de produção de material impresso, material audiovisual e material multimídia. O setor é responsável pela produção do material dos cursos de graduação e especialização da modalidade EAD oferecidos pelo Cead/UFJF, e também pela produção de materiais internos do Centro e por projetos desenvolvidos pelo Cead que envolvam a produção de material didático.

A produção de livros, periódicos e material de estudo conta com profissionais para trabalhar o pedagógico, a revisão técnica de normas e português, o desenvolvimento de layout, a criação de capas e diagramação. Esses profissionais são responsáveis pela produção das apostilas, facilitando a linguagem pedagógica e desenvolvendo a arte visual do material. O trabalho é realizado mediante a aprovação do autor do texto, durante e após o processo de criação. Os profissionais de comunicação são responsáveis pelo processo de criação do material audiovisual, que engloba videoaulas e vídeos de diferentes formatos oferecidos pelos cursos a distância e pela Instituição.

Responsável pelo Setor de Produção de Material Didático: Liliane da Rocha Faria
Contatos:
Telefone: (32)2102-3488 – Ramal 209
Email: coordproducaomaterial.cead@ufjf.br

Horário de trabalho dos TAEs
Liliane da Rocha Faria: Segunda, quinta e sexta, de 8 às 14h, terça e quarta, de 12 às 18h

Tecnológico

O Setor de Tecnologia da Informação do CEAD é responsável pela prospecção de tecnologias para EaD, pelo projeto, desenvolvimento e suporte de sistemas administrativos e educacionais; pelo projeto, implantação e manutenção da infraestrutura de redes e pelo desenvolvimento e suporte ao usuário do ambiente de aprendizagem a distância adotado pela UFJF, o Moodle.

Responsável pelo Setor de Tecnologia:
Contato: Rodrigo Damasceno Marangon
Email: coordtecnologia.cead@ufjf.br
Telefone: Suporte/Desenvolvimento: (32)2102-3488 – Ramal 214
Redes: (32)2102-3488 – Ramal 207

Horário de trabalho dos TAEs
Leonardo Felix Pinheiro: Segunda a sexta, de 7 às 13h
Rodrigo Damasceno Marangon: Segunda, terça e quinta, de 7 às 13h, quarta e sexta, de 13 às 19h.


Ir para o topo Ir para o topo