UFJF vai oferecer cursos através da Plataforma Freire

18/03/2010

A partir do segundo semestre de 2010, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também vai oferecer cursos a distância através da Plataforma Freire. Criada pelo Ministério da Educação (MEC), a Plataforma Freire possibilita a entrada de professores da educação básica pública nas instituições públicas de ensino superior. A plataforma faz parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, uma ação conjunta do MEC, de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. O plano visa assegurar que estes professores apresentem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Com a adesão do estado de Minas Gerais ao programa, ocorrida em dezembro de 2009, a UFJF passa a oferecer cursos a distância através da plataforma e estuda a forma de ingresso dos candidatos.Para José Aravena Reyes, vice-coordenador geral do NEAD, “a articulação entre as esferas federal, estadual e municipal permite que se tenha uma noção da real demanda pelos cursos, o que possibilita a otimização do recurso público e a formulação de estratégias eficientes para a sua oferta”, explica.

Forma de ingresso

Para ter acesso à Plataforma Freire, o professor da rede estadual ou municipal deve fazer seu cadastro informando seus dados e preenchendo seu currículo. Em seguida, ele poderá acessar a “previsão de ofertas de cursos” e realizar sua pré-inscrição no curso que pretende fazer. Depois disso, a secretaria estadual ou municipal de educação irá validar a inscrição, autorizar a participação do professor e enviar o nome dele para a universidade que dará o curso. A partir daí, o professor passa a ser candidato ao curso.