Encontro on-line tira dúvidas sobre ferramenta de EAD

08/02/2010
Nesta terça-feira, 9 de fevereiro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove o “1° Encontro Nacional Tira-Dúvidas”, através de Conferência Web, das 14h30 às 16h. Todos os administradores cadastrados, ou seja, todos os responsáveis pelas salas de conferência web, poderão participar.
O atendente de suporte do Service Desk da RNP, Cláudio Cornélio, disse que o objetivo do evento é sanar dúvidas referentes à conferência web. “Percebemos que muitos não utilizam essa ferramenta porque têm dúvidas ou simplesmente não sabem como usar”, explicou Cláudio.
O evento abordará os seguintes temas: apresentação do trabalho do Service Desk, problemas de compatibilidade com o Linux, soluções para utilização de Webconf com internet de baixa velocidade, gerenciamento de gravações e conteúdos, dúvidas sobre recuperação e alteração de senha e divulgação de ferramentas (lobby, relógio, apostila de webconf, etc.).
Sobre a expectativa de público para o encontro, Cláudio disse que, ao convidar os administradores para participarem, esperava que cerca de 50 pessoas se inscrevessem. No entanto, de acordo com as respostas obtidas, ele acredita que o número de inscrições chegue à capacidade total da sala, 100 pessoas.
Participação do NEAD
O prof. Aloísio Abib, assessor tecnológico e administrativo do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), será o representante da equipe no “1º Encontro Nacional Tira-Dúvidas”.
Para Aloísio, eventos como esse “são ainda mais importantes para os polos, já que ajudam as reuniões de conferência web a apresentarem menos problemas e, com isso, fazem com que haja uma participação efetiva dos alunos e professores”, explica.
Ele ainda explica que “hoje existem dois principais problemas em conferência web: conexão e capacitação”. Só em 2009, o NEAD realizou três capacitações para polos nessa área, além de outras várias capacitações na UFJF. No entanto, a RNP afirma que esse precisa ser um processo continuado (veja o quadro).

Fase 1: A equipe tecnológica do NEAD passa pela capacitação promovida pelo RNP.


Fase 2: Equipe do NEAD transmite esse conhecimento aos coordenadores dos polos.


Fase 3: Os coordenadores retransmitem essa informação aos técnicos e secretários dos polos. Todos os envolvidos no processo devem se reciclar rotineiramente através de minicursos EAD.


Aloísio reforça a importância da multiplicação da capacitação dessa ferramenta. Para ele, “quanto mais democratizado, maior o uso e mais importante a ferramenta se torna”.
Os administradores cadastrados no RNP que irão participar do evento devem acessar a sala http://webconf.rnp.br/servicedesk no dia e horário marcados e, na tela de logon, entrar com seu login e senha para se conectar à sala do encontro.