Enade 2014: 83 alunos de quatro graduações a distância estão aptos a fazer o exame

14/11/2014

No próximo dia 23, a partir de 13h, vai ser aplicado, em todo o Brasil, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que tem como objetivo avaliar os alunos e também os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Fazem a prova neste ano somente os estudantes com, ao menos, 80% do curso concluído. Oitenta e três alunos de quatro graduações oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância vão fazer prova. São concluintes das licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Química. A orientação é para eles não faltarem ao exame, já que a ausência pode trazer transtornos na hora de pegar o tão sonhado diploma, além de prejudicar a avaliação do curso.

Segundo o diretor de Avaliação Institucional da UFJF, Vanderli Fava de Oliveira, os concluintes dos cursos oferecidos pela instituição a distância têm a responsabilidade de comprovar a qualidade das graduações dessa modalidade de ensino. “Esse exame tem uma relevância especial para a Educação a Distância. A EaD ainda é vista como algo diferente e que, em princípio, não formaria profissionais com a mesma qualidade dos egressos de cursos presenciais. Claro que quem está dentro sabe que isso não é verdade. Uma boa participação dos alunos da EaD no Enade é fundamental para o futuro deles e também para o futuro da instituição enquanto fornecedora de cursos na modalidade a distância”, alerta Oliveira.

A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFJF, Liamara Scortegagna, reforça que a participação dos alunos é importante para assegurar a boa avaliação dos cursos da UFJF. Para ela, o fato de o Enade avaliar os cursos a distância é um reconhecimento dessa modalidade de ensino. Por isso, afirma: “A participação é importantíssima para que a EaD ganhe ainda mais força, visibilidade e credibilidade do cenário nacional.”

Para a coordenadora Acadêmica Pedagógica do Cead, Maria Assunção Calderano, a participação dos estudantes é uma forma de se fazer conhecer institucionalmente. “O aluno da EaD integra a Universidade. Portanto, sua participação é devida, óbvia, necessária e importante. Esse exame é, entre outros, um instrumento que nos ajuda a diagnosticar lacunas e potencialidades dos cursos. Logo, é de suma importância a participação dos alunos para contribuir com o processo de qualificação dos mesmos”, expõe. A coordenadora Acadêmica Administrativa, Miriam Cristina Brandão, reforça a importância da participação dos 83 estudantes. “O Cead espera que todos esses alunos participem, contribuindo para o sucesso do Enade e para a qualificação dos cursos da EaD da UFJF”, destaca.

A licenciatura em Computação é a que conta com maior número de concluintes. São 33 estudantes de dez polos de apoio presencial: Axará, Barroso, Bicas, Cataguases, Ilicínea, Juiz de Fora, Salinas, Santa Rita de Caldas, Sete Lagoas e Timóteo. Matemática tem 23 estudantes aptos a fazer a prova. São alunos com vínculo com os polos de Araxá, Buritizeiro, Durandé, Ilicínea, Lagoa Santa, Lavras, Mantena e Timóteo. O curso de Química conta com 18 alunos em condições de participar do Enade. Eles estão matriculados nos polos de Barroso, Cataguases, Juiz de Fora e Sete Lagoas. A licenciatura em Física é a que conta com menor número de participantes – nove – distribuídos em quatro cidades: Ilicínea, Timóteo, Lavras e Juiz de Fora.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável por elaborar o exame, disponibilizou o Manual do Aluno para que os participantes possam tirar todas as dúvidas a respeito do Enade.

Manual do Aluno: Clique Aqui