Reunião aproxima diretoria e coordenadores do Cead de pró-reitores

01/10/2014

Com o pensamento de trabalhar em coletividade, a direção do Centro de Educação a Distância (Cead) realizou, na manhã de terça-feira, 30, reunião com pró-reitores e representantes de setores com os quais possui relação direta. Um encontro considerado muito produtivo no sentido do aprimoramento da Educação a Distância da UFJF, uma vez que os convidados, além de conhecerem os novos coordenadores do Cead e suas propostas, também puderam apresentar sugestões para o melhor funcionamento da “engrenagem” que leva graduações e pós-graduações a 56 polos de apoio presencial.

A diretora do Cead, Edna Ribeiro Hernandez Martin, destacou que as contribuições foram valiosas, principalmente por partirem de pessoas notadamente compromissadas com o crescimento da UFJF. “Neste momento inicial de gestão, temos que pensar uma gestão compartilhada. Já tivemos algumas reuniões internas a fim de estruturar as coordenações do Cead e sentimos a necessidade de dialogar com as pró-reitorias e setores da UFJF. A ideia é que a gente possa pensar em conjunto todos os processos visando a nossa meta futura, que é a excelência acadêmica no Ensino a Distância. Queremos discutir todos os processos envolvidos na formação dos alunos, que é o nosso bem mais precioso. Para que essa excelência acadêmica ocorra no futuro, precisamos aprimorar esses processos desde já”, argumenta Edna.

Estiveram presentes o pró-reitor de Graduação, Marcus Gomes Bastos; a pró-reitora Adjunta de Graduação, Ana Cláudia Peters Salgado; o pró-reitor de Obras, Sustentabilidade e Sistemas de Informação, Rubens Oliveira; o coordenador da Cdara, José Fonseca Marangon; e o coordenador geral de Sistemas de Informação da Pró-reitoria de Obras, Sustentabilidade e Sistemas de Informação, Eduardo Barrere. Pelo Cead, também participaram a coordenadora-geral Maria Lúcia Polisseni; a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFJF e coordenadora do setor de Produção de Materiais Didáticos, Liamara Scortegagna; as novas responsáveis pela Coordenação Acadêmica, Maria Assunção Calderano e Miriam Brandão; e, representando o setor Tecnológico, o coordenador Stênio Sã e a analista Lúcia Regina de São José.

Em sua fala, Liamara apresentou números que mostram a grandiosidade da Educação a Distância do UFJF. Como coordenadora UAB, pretende desenvolver ações em dois sentidos: criação de novos cursos e ampliação da região de abrangência. Ela revelou que a UAB está com um projeto em andamento para a oferta de cursos de engenharia na modalidade a distância. Em relação à abrangência, a coordenadora expôs o desejo de aumentar a oferta em Minas Gerais, o que deve ser feito de forma muito criteriosa, observando aspectos de logística, entre outros. Segundo Liamara, existem mais de 100 pedidos de instalação de polos da UAB em municípios mineiros. Em relação à produção de materiais didáticos, observou que um dos desafios é proporcionar acessibilidade em todos os produtos.

Para Maria Assunção Calderano, é preciso ter foco na “formação dos formadores”. Ela argumentou que os tutores precisam ser qualificados, uma vez que são agentes que considera muito importantes dentro do funcionamento da EaD. Pretende se reunir com coordenadores de curso para pontuar claramente as atribuições deles e da coordenação acadêmica. Em sua apresentação, estabeleceu metas a curto, médio e longo prazos, dando especial atenção às duas últimas. Entre as de médio prazo estão a busca por experiências bem-sucedidas fora do país, com a possibilidade de cooperação internacional, bem como a elaboração de projetos de pesquisa e extensão. Em longo prazo, fazer da UFJF referência em EaD dentro e fora do Brasil. Tudo isso valorizando a cultura das cidades onde estão inseridos os polos de apoio presencial que oferecem cursos da UFJF.

Professores e técnicos presentes aprovaram a reunião realizada no Centro de Educação a Distância

Professores e técnicos presentes aprovaram a reunião realizada no Centro de Educação a Distância

Após a fala de Maria Assunção, o coordenador da Cdara, José Fonseca Marangon, foi convidado a expor propostas para o melhor funcionamento dos registros acadêmicos dos estudantes da EaD. Ele destacou a importância de elaboração e cumprimento de um calendário acadêmico. “O Cdara acompanha o aluno da aprovação no vestibular até a colação de grau. Portanto, é preciso ter um planejamento. Por exemplo, precisamos saber o dia em que ele vai fazer matrícula ou o material que ele precisa para colar grau. É muito importante conhecermos esse calendário acadêmico para fazermos uma programação”, disse, avaliando como muito positiva a reunião no sentido de aparar possíveis arestas, o que vai ter reflexo para todos os acadêmicos dos cursos a distância.

Para o coordenador do setor Tecnológico do Cead, Stênio Sã, é urgente a integração da Plataforma Moodle ao Siga, fala que recebeu o apoio do pró-reitor Rubens Oliveira. Ele disse que existem entraves, os quais ele pretende eliminar. Afirmou também que pretende criar um projeto conjunto com o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) para a integração do Moodle com o Siga. Além disso, Stênio destacou a necessidade de desenvolvimento e manutenção dos sistemas de forma colaborativa. Ressaltou também a importância da troca de expertise entre o pessoal da tecnologia de informação do Cead, do CGCO e também do Núcleo de Recursos Computacionais.

Eduardo Barrere expôs que a integração entre Moodle e Siga também é urgente em sua visão, mas que atualmente o CGCO conta com número limitado de analistas. Após discorrer sobre essa situação, propôs que a equipe de T.I. do Cead trabalhe na integração dos dois sistemas com o apoio do CGCO, ouvindo de Stênio resposta positiva neste sentido.

Para Marcus Gomes Bastos, o primeiro contato entre a Pró-Reitoria de Graduação e a direção do Cead foi positivo. “A reunião, para mim, foi muito educativa. Tinha uma ideia das atribuições do Cead e agora conheço, de forma mais detalhada, as potencialidades e a importância que o centro tem não só para o ensino a distância, mas também para o presencial ao utilizar novas tecnologias para tornar o ensino mais atrativo aos estudantes”.

Ao final da reunião, a diretora do Cead, Edna Ribeiro Hernandez Martin, externou ao pró-reitor de Obras, Sustentabilidade e Sistemas de Informação, Rubens Oliveira, a necessidade de ampliação do prédio onde atualmente funciona o Centro de Educação a Distância ou até mesmo de construção de um novo espaço. “Coloquei a Pró-Reitoria de Obras à disposição no sentido de elaborar projetos e estudos, mas é preciso viabilizar os recursos, os quais não dispomos. Temos que buscá-los, seja por meio da Capes, de outros órgãos ou de verba parlamentar”, comentou Rubens, classificando a reunião como extremamente relevante para o início de uma nova gestão.

Texto: Thiago Stephan

Foto: Priscila Ferro