Cead lança Editora de divulgação de produção científica

27/08/2014

Com o objetivo de divulgar a produção científica e a pesquisa sobre educação a distância na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi lançada, no dia 25 de agosto, a Editora Cead. Participaram da cerimônia o diretor do Centro de Educação a Distância (Cead), Flávio Takakura, a coordenadora do setor de Produção de Materiais Didáticos e da Editora, Liamara Scortegagna, a representante da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, Ana Maria da Costa Cruz, coordenadores dos setores do Centro e autores de livros já publicados pela Editora.

IMG_87535

A coordenadora do setor de Produção de Materiais Didáticos e da Editora, Liamara Scortegagna, com as suas duas publicações.

“É uma publicação e divulgação do resultado do setor de Produção de Materiais Didáticos. Me coloco como professora e também como produtora de conteúdo e classifico como muito importante a publicação de um livro, representa a visibilidade de um trabalho que passa a ser visto por muitas pessoas. O Cead, a comunidade acadêmica e a Universidade têm muito a ganhar com Editora”, destaca Liamara.

A Editora deu início às atividades em 2013 com a publicação do seu primeiro livro, “Gestão Pública em Municípios de Pequeno Porte”, do professor Apolônio Abadio do Carmo. Além desse, a Editora conta com outros dezenove títulos e uma série prevista para lançamento nos próximos meses.

Desde a primeira publicação, a Editora Cead é assessorada pela representante da ABNT, Ana Maria da Costa Cruz, na diagramação, na padronização das obras e nos regimentos editoriais. “Assim, os alunos têm acesso aos livros mais bem diagramados e com uma revisão mais qualificada”, completa Liamara.

O conteúdo dos livros é organizado por professores que atuam na Educação a Distância, possibilitando que os títulos da Editora Cead sirvam como material complementar das disciplinas oferecidas por meio das plataformas virtuais.

O professor de Ciência da Computação Eduardo Barrére é coautor do livro “Informática e Sociedade”, voltado para alunos da licenciatura em Computação na modalidade a distância. De acordo com Barrére, o livro, produzido em parceria com a professora Liamara, traz um conteúdo específico da área da informática que, dificilmente, teria uma demanda de publicação. Contudo, a Editora Cead ofereceu essa oportunidade à comunidade acadêmica.

“O nosso objetivo foi organizar um material que nós não temos à disposição para os nossos alunos na literatura, que fale sobre o impacto e quais as ações e influências da informática no dia a dia da sociedade. Então, buscamos abordar os tópicos de forma a gerar conteúdo que facilitasse o aprendizado do aluno”, explica Eduardo Barrére.

IMG_86845

Os professores Eduardo Barrére, Liamara Scortegagna, José Maria Nazar David e Michel Heluey Fortuna apresentam suas publicações.

Estiveram presentes, também, no evento o professor José Maria Nazar David, autor do livro “Fundamentos de Engenharia de Software”, e o professor Michel Heluey Fortuna, responsável pela obra ”Modelagem de Sistemas”, ambos publicados pela Editora Cead.

Em breve, estudantes, professores e pesquisadores vão ter acesso ao catálogo da Editora Cead em uma estante virtual no site do Centro de Educação a Distância. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail cead.editora@ead.ufjf.br.