Mídias na Educação

16/10/2013

Apresentação

O curso de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação constitui um investimento educacional orientado a desenvolver competências especializadas que favoreçam a apropriação de diversas formas do pensar e agir técnicos tanto por professores quanto por seus alunos.

Para o desenvolvimento das disciplinas do curso, serão disponibilizados como material didático os seguintes recursos: material impresso de cada disciplina, vídeo de apresentação do curso, videoaulas, textos online que estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle.

O curso de especialização em Mídias na Educação tem como objetivos:

Geral

Contribuir para a formação continuada de professores da Educação Básica, oportunizando o conhecimento e a aplicabilidade das mídias na Educação, bem como a utilização de materiais disponibilizados pelo Ministério da Educação e Desportos.

Específicos

– Identificar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa e audiovisual, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem;

– Utilizar os recursos disponíveis da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Portal do Professor e outros), bem como os disponíveis pelas secretarias estaduais e municipais de Educação para a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos da escola;

– Construir propostas pedagógicas utilizando os recursos tecnológicos do contexto escolar para o desenvolvimento de atividades curriculares;

– Desenvolver habilidades pedagógicas de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias;

– Instrumentalizar os professores na elaboração de projetos de uso integrado das mídias disponíveis;

– Desenvolver habilidades de articulação do Projeto Político Pedagógico com a gestão escolar utilizando recursos midiáticos para essa atuação.

Professores do Ensino Básico da rede pública.

Carga Horária

O curso será ministrado em 490 horas distribuídas nas seguintes disciplinas:

– Ferramentas de autoria para produção de hipertexto na Educação;

– Informática;

– Introdução ao curso e ao ambiente virtual;

– Metodologia científica;

– Uso pedagógico das ferramentas de interatividade;

– Gêneros televisivos;

– Mídia impressa;