Semana da Química conta com live com aluno de EaD

10/11/2021

Teve início nesta segunda-feira, 08, a Semana da Química que conta com palestras, minicursos e uma live transmitida pelo perfil oficial do evento no Instagram, com Marcos Aurélio, aluno do curso na modalidade a distância, e a mestranda Bianca Moreira.

A Semana da Química acontece on-line até a próxima sexta-feira, 12, e está sendo organizado por uma comissão composta por três professoras do Departamento de Química: Fernanda Ireen Bombonato, Andréia Francisco Afonso e Celly Mieko Shinohara Izumi e estudantes das graduações em Química Diurno, Noturno e EaD, Bacharelado em Química Diurno, além dos estudantes de pós-graduação do PPG-Química.

Participam, junto com pesquisadores da UFJF, convidados da Embrapa, UFLA, Unicamp, UENF, Mwinnovations, Medquímica Indústria Farmacêutica, Clínica Mediar, Magic Science Brasil, Colégio Pedro II e Escola Dr. Max Tavares D’Amaral.

Os minicursos abordam a preparação de sabão em barra, escrita científica e relações étnico-raciais em relação ao ensino de Química. Já as palestras abarcam assuntos como espaços não formais de educação, ilustração científica 3D, captura de gás carbônico, organocatálise assimétrica, terapia fotodinâmica e indústrias cosmética e farmacêutica.

Na tarde de hoje, as 16h, acontece o minicurso “Preparação do sabão em barra”, editado em parceria com o Cead/UFJF, que ensinará a produzir o sabão com segurança e com o mínimo de matéria prima.

A atividade é ministrada pelas professoras Denise Lowinsohn e Bárbara de Almeida e, também, pela mestranda Flávia Ribas de Brito. Segundo Denise Lowinsohn, a ideia do minicurso da produção do sabão é conscientizar sobre o descarte correto de óleo usado com a finalidade de produzir um item que pode ser utilizado em casa.

Segundo a integrante da comissão organizadora do evento, professora Fernanda Bombonato, o objetivo da semana é proporcionar uma experiência formativa, tanto para os estudantes de graduação quanto os de pós-graduação, em um ambiente integrador, ofertando conteúdo relacionado a atuação profissional e acadêmica diferente das que já são oferecidas nos currículos dos cursos.

“A programação da Semana da Química busca atender os diferentes perfis dos nossos estudantes, licenciados e bacharéis, na área de atuação profissional. Somado a isso, temas mais avançados também estão contemplados para atender as expectativas dos mestrandos e doutorandos do programa do PPG-Química”.

Fernanda Bombonato cometa que por causa da COVID-19 esse ano o evento será completamente on-line e será transmitido via canal do youtube do evento. “Serão fornecidos certificados de participação nas atividades para as pessoas que participarem de forma síncrona”, finaliza.

Confira a programação completa aqui.