Emoção e vitórias marcam a cerimônia de colação de grau dos alunos de EaD da UFJF

22/12/2017

Nas noites dos dias 19, 20 e 21 de dezembro, formandos de sete cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância colaram grau em cerimônias realizadas no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora.

Na primeira solenidade, com início às 21h da terça-feira, dia 19, receberam o diploma os concluintes do curso de Bacharelado em Administração Pública. Já na quarta-feira, dia 20, às 19h, colaram grau os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia. Também no dia 20, às 21h, foi a vez dos formandos do curso em Licenciatura em Educação Física. Na quinta-feira, 21, às 17h, colaram grau os alunos dos cursos de Licenciaturas em Física, Computação, Matemática, Química.

Moradora de Salinas, a cerca de 900km de distância, Renata Mendes de Sá viajou a Juiz de Fora para participar da cerimônia e pegar o diploma do curso de Licenciatura em Educação Física. “Tinha feito um curso presencial e afirmo o quanto foi válido cursar uma a distância também. Obtive muitos aprendizados na graduação e dedico essa conquista aos meus pais, meus familiares e amigos que torceram muito por mim”.

Marines Alcides Rodrigues de Souza, formanda da Licenciatura em Pedagogia do Polo de Ipanema, revela que escolheu fazer um curso a distância pela a sua flexibilidade. “Nesta modalidade de ensino podemos programar os nossos horários de estudo, conciliando os nossos afazeres do dia a dia. Trabalhei durante toda a graduação, mas estudava todos os dias. Me dedicava ao curso até mesmo nos sábados e domingos”, afirma.

O concluinte do curso de Administração Pública do Polo de Bicas, Marco Antônio de Freitas, conta que trabalha em uma empresa pública e que concluir a graduação foi uma experiência maravilhosa. “Acredito que agora devemos colocar em prática todo o nosso conhecimento adquirido durante o curso. Temos que transmitir a sociedade todo o aprendizado, pois só assim poderemos ter uma nova e melhor versão desse país”, expõe.

Para Anderson Alves, do Polo de Cataguases, concluir uma graduação em Química é uma grande conquista. “Foram vários anos batalhando pra chegar no dia de hoje. Realmente estou emocionado, pois é a conclusão de uma etapa muito desejada”.

Na sua segunda graduação, a formanda em Matemática do Polo de Araxá, Mônica Lopes Guimarães comenta que a colação de grau é um momento único. “É uma grande emoção estar concluindo a Licenciatura em Matemática, pois é um curso que exige muito do estudante. Além disso, o aluno de educação a distância deve ter muita disciplina e persistência. Ele está sempre batalhando para superar obstáculos”.

Já o formando de Licenciatura em  Computação do Polo de Sete Lagoas, Flávio Anderson de Brito, destaca que é muito emocionante e gratificante formar em curso na modalidade a distância (EaD). “A modalidade a distância exige muita disciplina e uma rotina diária de estudos. Somos vitoriosos em concluir esse sonho”, conclui.