Estudantes de EAD/UFJF conhecem plano de gestão de candidato a reitor

17/05/2010
A conferência web é uma tecnologia utilizada recorrentemente na vida universitária do estudante da modalidade a distância. E, nesse sábado, 15 de maio, a ferramenta viabilizou uma excelente oportunidade para que os discentes de EAD da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conhecessem o plano de gestão do candidato a reitor, professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho.
O evento foi uma iniciativa do Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF para que os estudantes da modalidade pudessem exercer de forma consciente o direito de voto. O Coordenador-Geral do Cead, professor José Aravena Reyes, abriu a cerimônia fazendo uma breve apresentação e lembrando que o momento era especial porque representava a conquista de um direito legítimo dos estudantes de educação a distância da Universidade.

O discurso

Em seguida, o representante da chapa “Novos tempos. Novos Rumos” citou algumas de suas ações como reitor entre os anos de 2006 e 2010. Henrique Duque destacou o crescimento da EAD nesses últimos anos dentro da UFJF, lembrando que o número de polos atendidos pela Universidade saltou de 5 para 32, e que, neste ano, além do estado de Minas Gerais, a EAD da UFJF expandiu também para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
A Resolução n°05/2009, assinada em abril do ano passado pelo Conselho Superior estabelecendo direitos e deveres iguais entre os acadêmicos presenciais e à distância, também foi destacada. Além da Resolução, a institucionalização da EAD dentro da UFJF, tornando o Cead um órgão suplementar da Universidade, demonstra a consolidação da modalidade e um reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos.
Henrique Duque ressaltou o projeto “Bate-papo com o Reitor”, realizado pelo Cead em 2009, que possibilitou a todos os estudantes a distância conhecerem de perto a história do reitor de sua universidade e seus projetos para a modalidade. “Viajei mais de 15 mil quilômetros em três meses e meio, e a cada viagem a vontade de trabalhar para os alunos aumentava. A viagem foi importante para conhecer de perto a realidade desses alunos, assim como suas necessidades”, revelou Henrique Duque. Uma das demandas identificadas durante as viagens foi a implantação do Apoio Estudantil. Neste ano, o que parecia distante tornou-se realidade com a publicação do edital que contempla 240 vagas do Programa aos estudantes de EAD e cujo processo seletivo já está em andamento.

A participação dos polos

Estiveram presentes na conferência web os polos de Araxá, Boa Esperança, Bom Sucesso, Cataguases, São João da Ponte, Buritis, Buritizeiro, Santa Rita de Caldas, Lavras, Mantena, Barroso, Durandé, Ipanema, Ouro Preto, Bicas, Ilicínea, Pompéu, Salinas, Sete Lagoas, Timóteo e Uberlândia. Além dos polos, estudantes participaram do evento diretamente de suas casas.

Vários polos enviaram perguntas e mensagens de apoio ao candidato a reitor. Algumas não puderam ser esclarecidas no momento, mas serão respondidas por email. Entre as dúvidas levantadas estava a continuidade do “Bate-papo com o Reitor” e Henrique Duque se comprometeu a continuar visitando os polos durante todos os anos em que estiver em exercício. “Para mim será um grande prazer continuar esse projeto. Nos finais de semana aqui em Juiz de Fora, sinto falta das viagens que realizei e das histórias que conheci”, lembra Duque.
Outro ponto levantado foi a implantação do mestrado a distância. Henrique Duque explicou que a UFJF está estudando internamente um projeto e que em breve a Capes irá avaliá-lo. Duque revelou que “no novo mandato, o mestrado a distância será realidade”.
A falta de urnas em todos os polos também foi questionada, uma vez que apenas 5 urnas serão disponibilizadas nos polos de Juiz de Fora, Timóteo, Ilicínea, Conselheiro Lafaiete e Sete Lagoas, para que os alunos possam participar da consulta para escolha do dirigente da UFJF. Henrique Duque deixou claro que a decisão foi da Comissão Eleitoral e que alguns membros fizeram de tudo para que a decisão fosse alterada, mas que infelizmente ele, como candidato, teve que acatá-la. “Da mesma forma que visitei todos vocês, por mim, haveria urnas em todos os polos, mas peço a vocês que superem essa dificuldade de deslocamento e coloquem em prática seu direito de voto”, pediu Henrique Duque.
Em outra pergunta sobre uma possível ajuda da UFJF em equipamentos tecnológicos para os polos de apoio presencial, o candidato explicou que “kits com vários equipamentos já estão sendo providenciados e que em breve os polos terão uma infraestrutura completa e com a qualidade merecida”.
O candidato também respondeu sobre a possibilidade de aumento da oferta de cursos a distância pela UFJF e de bolsas de Iniciação Científica aos graduandos. Segundo Duque, no próximo semestre serão oferecidas as Licenciaturas em Música, Ciências e Letras.
José Aravena Reyes finalizou a conferência web fazendo um chamado para que todos os alunos ocupem o espaço democrático que foi conquistado e que com o voto todos saibam da força dos estudantes a distância nesses novos tempos universitários.

A eleição

A consulta eleitoral será realizada nos dias 19 e 20 de maio nos polos de Juiz de Fora, Ilicínea, Conselheiro Lafaiete e Sete Lagoas. Além dessas urnas, a Comissão Eleitoral irá disponibilizar mais 28 urnas na UFJF para receber os votos dos alunos presenciais, professores e técnico-administrativos.
Para votar, os estudantes da modalidade a distância devem se dirigir aos polos que receberão as urnas, entre 8h e 20h, munidos de documento de identidade.  O resultado será anunciado no dia 21 e o novo mandato inicia-se em setembro deste ano.