Termina hoje prazo de inscrições para Especialização em Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres

26/02/2024

Os alunos interessados em cursar a Especialização em Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres, devem ficar atentos, pois termina às 16h de hoje, 26, o prazo de inscrições.  São 150 vagas gratuitas, distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Bicas, Cataguases, Ilicínea, São João Del Rey e Conselheiro Lafaiete. O curso tem como objetivo principal capacitar agentes públicos que atuam no setor educacional ou outros setores ligados a escolas para fortalecer a preparação, mitigação, recuperação e capacidade de resposta frente a desastres nas instituições de ensino.

Segundo a coordenadora do curso, Professora Gislaine dos Santos, este programa busca oferecer uma formação abrangente que combina aspectos práticos e teóricos para gerenciar e implementar práticas de segurança e resiliência escolar. “Os participantes aprenderão a integrar os conceitos de proteção e defesa civil em práticas pedagógicas, alinhados com as diretrizes nacionais, a Estrutura de Segurança Escolar Abrangente 2022-2030 e o Marco de Sendai. Além disso, o curso enfatiza uma abordagem sistêmica na resiliência a desastres para promover ambientes educacionais seguros e preparados para responder a diversos tipos de desastres, intervindo efetivamente na realidade social, política e econômica das áreas de risco”, frisa.

De acordo com Gislaine, os profissionais especialistas em “Escolas Resilientes e Educação para Redução do Risco de Desastres” são profissionais que se destacam por sua capacidade de integrar conhecimentos na temática de resiliência e redução do risco de desastres com práticas educacionais. “Eles são fundamentais para implementar práticas e políticas de prevenção e resposta a desastres em ambientes educacionais, promovendo a segurança e a resiliência nas escolas. Além disso, esses especialistas são preparados para liderar iniciativas de segurança, influenciar políticas educacionais e desenvolver estratégias eficazes de preparação, mitigação e recuperação de desastres. Com uma abordagem multidisciplinar e sistêmica, eles contribuem não apenas para instituições educacionais e comunidade, mas também para órgãos governamentais e setores relacionados à gestão de desastres”.

A divulgação do resultado parcial será feita no dia 06 de março, após as 18h, no site do Cead. O resultado dos recursos será divulgado no dia 08 de março e o resultado final no dia 08 de março, a partir das 18 horas, no site do Cead/UFJF.

Inscrições aqui.

Veja aqui o edital