Coral da UFJF se apresenta nesta sexta e sábado no Cine-Theatro Central

10/11/2023

O Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sobe mais uma vez ao palco do Cine-Theatro Central para encantar a todos com o seu tradicional espetáculo de fim de ano. As apresentações ocorrem nesta noite, dia 10 e amanhã, dia 11 de novembro, às 20h15. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com antecedência no Cine-Theatro Central e no Forum da Cultura da UFJF.

O novo espetáculo “Atemporal” propõe uma viagem através da própria história do coro, demonstrando sua força artística no cenário local e nacional, resiliência frente a desafios e longevidade aliada à primorosa qualidade, além, é claro, da capacidade de reinvenção e diálogo com as mais diferentes gerações.

O vasto e eclético repertório do coral serviu como pano de fundo e inspiração para a criação do novo espetáculo. Canções que marcaram diferentes momentos do grupo voltam a ser entoadas e se encontram com clássicos sempre presentes nas apresentações, além de músicas nunca antes interpretadas pelas marcantes vozes dos integrantes. É dessa fina costura cronológica que nasce uma apresentação repleta de nostalgia, sinestesia e irreverência.

Na condução dos trabalhos de planejamento, criação e produção de “Atemporal” está um corpo técnico que traz na bagagem uma vasta experiência musical, além da dedicação e paixão pela arte sonora. A cantora e ex-coralista Ana Sukita é a responsável pela direção musical e regência; a cantora Michelle Flores assume a direção artística e preparação vocal dos coralistas, além de integrar o time de sopranos. Na direção geral do grupo, encontra-se o professor Rodolfo Valverde, do Instituto de Artes e Design (IAD). Aliados a este trio, estão outros diversos agentes da arte, que, em comunhão, criaram uma montagem intensa e repleta de novidades.

Entre as músicas de destaque, está um dos carros-chefes do grupo, “Classe média”, de Max Gonzaga, que ganhou uma nova proposta visual. Juntando-se a este clássico, chegam versões surpreendentes de hits de Gloria Groove e Iza. Outro momento presente é a performance de “Balada do louco”, música de Arnaldo Baptista e Rita Lee e sucesso dos Mutantes, lançada em 1972, que ganhou arranjo vocal do maestro André Pires, ex-regente do grupo. Trata-se de um repertório que viaja no tempo, ligando canções da década de 30 até as mais recentemente lançadas.

De acordo com Júlia Salles, responsável pela cenografia, figurino e maquiagem do espetáculo, o Cead vem apoiando o Coral em ações desde a pandemia. “A parceria foi necessária para o Coral continuar com o trabalho ininterrupto mesmo no período pandêmico. Temos orgulho de falar que somos um dos únicos coros que tem 57 anos de trabalho contínuo , não paramos de produzir, e pra isso ter acontecido, o Cead foi muito importante, foi essencial.

As produções dos coros virtuais foi o que manteve o Coral durante os anos de pandemia. Essa parceria foi o que enriqueceu nossos coros virtuais, que enriqueceu a qualidade das nossas produções, enriqueceu nosso trabalho como um todo, se estendendo até os nossos espetáculos do ano passado e desse ano”, revela.

Neste espetáculo, a produção do vídeo Americanizada é mais um fruto da parceria entre o Coral e o Cead (Centro de Educação a Distância) da UFJF e em breve será disponibilizada nas plataformas digitais.

Ingressos

O espetáculo “Atemporal” é aberto ao público de todas as idades. Os ingressos podem ser retirados no Cine-Theatro Central e no Forum da Cultura. Cada pessoa poderá retirar até quatro ingressos.

Cine-Theatro Central – (32) 2102-6329.

Endereço: Praça João Pessoa, S/N – Centro – Juiz de Fora

Forum da Cultura – (32) 2102-6306.

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora