Programa Covid Zero lança série de podcasts em parceria com o Cead

04/11/2021

Em continuidade à série de ações do programa de extensão “Covid Zero” do campus Governador Valadares (GV) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o programa lançou uma sequência de podcasts promovendo mais uma iniciativa de enfrentamento a pandemia da Covid-19. Os episódios do projeto são desenvolvidos em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF.

Para o professor Peterson Andrade, que coordena o Covid Zero, o Cead/UFJF tem agregado valor ao trabalho interdisciplinar do Programa. “Ele tem nos ajudado nas edições dos vídeos e podcast. Além disso, ajudou na edição da nossa primeira cartilha que orientava sobre o uso do Faceshield. O Cead enriqueceu o nosso trabalho e nos garantiu uma maior segurança para o trabalho com os estudantes e comunidade, pois essa consultoria técnica é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho como esse”, afirma.

Segundo o coordenador do projeto, a criação da série de podcasts tem como objetivo alcançar as pessoas de diferentes formas. “O podcast hoje tem sido um dos canais de comunicação com grande abrangência, podendo atingir diversos segmentos. Ademais, é um recurso democrático, simples e de ampla cobertura. Você encaminha o áudio por meio de diversos aplicativos, sendo um método simples de divulgação de qualquer conteúdo. Nesta fase do projeto estamos trabalhando com as Escolas Estaduais da região leste de Minas Gerais e os podcasts é um dos recursos usados para o alcance dos estudantes destas escolas públicas cadastradas no programa”.

Participam do projeto estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Educação Física. “Os alunos elaboram os conteúdos e os docentes dos Departamentos de Fisioterapia, Educação Física e Ciências Básicas da Vida corrigem os materiais. Este trabalho interdisciplinar tem enriquecido a formação dos estudantes com a simplificação de conteúdos científicos e sua divulgação por meio de diferentes recursos tecnológicos. Já a edição dos áudios é feita pela Radioweb do Cead/UFJF”, afirma Peterson.

A sequência de podcasts já está na sua quinta edição e pode ser ouvida aqui

O programa Covid Zero

Criado em 2020, o programa de Extensão Covid Zero pauta suas ações sob três eixos: assistencial, educativo e epidemiológico. A iniciativa é fruto da integração dos esforços institucionais e conta com a atuação de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes do campus GV.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o vínculo entre a Universidade Federal de Juiz de Fora campus de Governador Valadares e os profissionais, escolas e comunidade da região Leste de Minas Gerais; agir com os princípios da responsabilidade social para medidas de capacitação dos profissionais da saúde e educação, estudantes da rede básica, servidores públicos e população em geral; incluir os esforços institucionais para o alcance da prevenção da Covid-19 com atuação dos estudantes, técnicos, docentes e atores sociais de Governador Valadares e região; integrar as ações desenvolvidas pelos docentes/técnicos dos Campi de JF e GV para a otimização das iniciativas e promover a integração da Educação Básica com a Educação Superior.

Peterson Andrade revela a importância deste programa neste momento de enfrentamento da pandemia. “A Covid-19 tem exigido uma modificação de ações e processos, tanto em ambientes de trabalho, quanto em ambientes de convívio social em geral. De uma ida ao supermercado até a chegada em casa. Em todo momento precisamos estar atentos. Com a interiorização da pandemia, os municípios têm necessitado de apoio estrutural e técnico para o enfrentamento adequado. As Universidades Federais, neste contexto, assumiram um protagonismo no apoio aos municípios da região onde a mesma está inserida, bem como à população local. A região do leste de Minas Gerais, foi uma das regiões críticas relacionado à incidência e letalidade da doença, além da elevada taxa de ocupação de leitos de UTI”, relata completando: “Na expectativa de agir com responsabilidade social, de forma eficaz, e fortalecer os vínculos da instituição na região, a Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares propôs este programa, organizando assim, projetos e ações relacionados à Covid-19. E mesmo com a melhora do quadro epidemiológico manteremos as ações, pois o cenário de pandemia ainda não acabou”.

No site do Covid Zero, é possível conhecer mais sobre as ações já desenvolvidas e o programa.