Inscrições do Enade 2021 vão até o dia 8 de agosto

22/07/2021

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 está marcado para o dia 14 de novembro. Em relação aos cursos a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), até o dia 8 de agosto, os coordenadores dos cursos avaliados deverão inscrever os estudantes concluintes habilitados. O Exame visa avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação.

De acordo com o edital, o Enade 2021 avaliará cursos por intermédio do desempenho dos estudantes vinculados ao ano II do ciclo avaliativo definido pela portaria normativa MEC numero 840 de 2018, ajustado excepcionalmente devido aos impactos da pandemia de Covid 19, conforme definido nas resoluções da comissão nacional de avaliação da educação superior.

Ainda segundo o edital, os estudantes habilitados devem acompanhar a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao ENAD 2021 que forem publicados no Diário Oficial da União, informados no Portal do INEP e/ou do sistema Enade. Eles devem ficar atentos ao cronograma e aos prazos do edital, bem como às ações que são exclusivamente de sua responsabilidade.
O Enade 2021 será composto por duas etapas: a prova e o questionário do estudante. A regularidade só será atestada pelo Inep mediante a realização de ambas.

Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Confira aqui o edital completo do Enade 2021.