UFJF-GV realiza capacitação para profissionais da área da saúde em classificação, identificação e correto manejo dos resíduos sólidos

01/06/2021

A Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) está oferecendo o curso de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos provenientes de estabelecimentos de saúde. A capacitação, na modalidade a distância, é destinada tanto a estudantes quanto a profissionais que atuam nessa área, sendo que sua realização dar-se-á por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, administrado pelo Cento de Educação a Distância (Cead) da UFJF.

O curso surgiu a partir de uma demanda do projeto de treinamento profissional em gerenciamento de resíduos dos laboratórios de aulas práticas da área de saúde do campus da UFJF-GV, coordenado pelas professoras Alda Maria Soares Silveira, Fabíola Alves dos Reis e Sandra Bertelli Ribeiro de Castro.

Na avaliação das três docentes, o conteúdo do curso é “imprescindível para a preservação da saúde humana e do meio ambiente e para promover a conscientização da responsabilidade individual sobre a geração e descarte desses resíduos.”

De acordo com a professora Alda Maria Silveira, o curso tem como objetivo  promover a capacitação de profissionais, técnicos, docentes e estudantes da área da saúde acerca da classificação, identificação e correto manejo dos resíduos sólidos provenientes dos estabelecimentos de saúde.

“O suporte do Cead foi fundamental para que o curso fosse realizado, pois o acesso à plataforma Moodle e a participação do coordenador de extensão do Cead no projeto, Anderson Castanha, tornou a execução da proposta mais ágil e eficiente, possibilitando, ainda, uma grande amplitude de alcance de público, desde estudantes, docentes e técnicos da UFJF, até participantes externos de diversas partes do país. A execução da proposta de forma on-line seria a única alternativa nesse momento de pandemia”, fala.

Ainda segundo a professora, a capacitação visa despertar o interesse dos participantes para um tema tão importante quanto os resíduos gerados na área de saúde, que tem potencial para transmitir doenças e infecções provocadas por micro-organismos. “O curso também promove a conscientização da responsabilidade individual sobre a geração e descarte desses resíduos. É um conhecimento que é imprescindível para preservação da saúde humana e do meio ambiente”, conclui.

As inscrições para a capacitação já foram encerradas.