A educação como um mecanismo transformador da sociedade

30/04/2021

A educação é um importante instrumento transformador, uma vez que sua função primordial é permitir a renovação da sociedade, assumindo um papel de movimento contínuo de mudanças na sua estrutura e consentindo uma reflexão sobre si mesma e consequente tomada de decisões importantes a respeito do seu futuro.

De acordo com o Diretor do Cead, professor Wagner Rezende, o acesso à Educação adquire um caráter essencial, pois possibilita que os indivíduos participem deste projeto de mudança de uma nova sociedade. “Precisamos democratizar o acesso em qualquer etapa da escolaridade”, afirma.

A melhor maneira de observar a importância da Educação é considerar que, em diferentes sociedades, com distintos projetos de nação e ideologias, ela sempre desempenha um papel central, sendo sempre um pilar da sociedade.

O ambiente de processo ensino-aprendizagem possibilita ao indivíduo novas descobertas, abre horizontes para novas ideias e expande novos conceitos. “A Educação permite que alunos e professores tenham um espaço único em que ideias são desmistificadas. É dessa forma que acontece a renovação do conhecimento, do repertório e da imaginação”, revela.

Ainda de acordo com Wagner, a Educação a Distância (EaD) teve um papel importante neste processo. Ela ampliou as chances de levar acesso à Educação a lugares em que as Universidades não chegavam e, neste momento de pandemia, o Ensino Remoto Emergencial precisou ser trazido para o contexto atual. “Estamos experimentando e aprendendo novas formas no ensino a distância. Para isso, precisamos conhecer suas possibilidades, suas limitações e suas virtudes. Devemos fazer pesquisas educacionais, pois, assim, poderemos auxiliar professores e alunos, seja na educação híbrida, na educação totalmente a distância ou na presencial. A EaD e a Educação Presencial são complementares. Quanto mais pesquisarmos sobre isso, mais iremos tomar decisões ajustadas com políticas públicas para a expansão da Educação no Brasil”, conclui.