Aos 59 anos de idade, Creuza Rodrigues cola grau e realiza o seu sonho de fazer uma graduação em uma Universidade Federal

16/03/2021

Aos 59 anos de idade, Creuza Rodrigues, formada em Licenciatura em Computação é um incrível exemplo de perseverança. Formada também em Biologia, Ciências e Matemática, trabalha há 26 anos no Ensino Fundamental e Médio, casada, mãe e avó, ela não mediu esforços para realizar o seu sonho de fazer uma graduação em uma Universidade Pública  Federal. Ela conta que, quando a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ofertou o curso no Polo UAB da cidade de Timóteo, foi uma oportunidade única, uma base sólida, que a ajudou a se realizar como profissional.

No início do curso de Computação, Creuza não tinha habilidade com o computador e a maior parte das disciplinas eram consideradas difíceis por ela, pois não possuía nenhuma familiaridade com o conteúdo ou os meios de aprendizagem. Então, a professora precisou organizar sua rotina de estudos e, dessa forma, ela ia para o polo presencial diariamente para estudar e enviar as tarefas exigidas pelas disciplinas. Seus horários se estendiam pelas madrugadas, pois também trabalhava durante o dia. Quando os seus horários reservados para estudar eram insuficientes, preenchia seus sábados, domingos e feriados para obter mais conhecimentos.

“Eu iniciei o curso com todas as dificuldades possíveis que uma aluna podia ter, apenas digitando, ligando um computador, pesquisando e acreditando que este curso era o diferencial no exercício da minha profissão. Durante anos, a Licenciatura em Computação foi prioridade em minha vida. Ter sido aluna da UFJF e feito a minha graduação foi o maior presente de Deus. No dia da colação de grau, quando chamaram o meu nome, eu me senti como uma adolescente feliz e realizada”, frisa.

O dia a dia nas salas de aula despertou ainda mais em Creuza, o desejo de aprimorar seus conhecimentos. Ela fez licenciatura em Computação porque acreditava que, como professora, precisava viver e conviver com a tecnologia, aprender, ter conhecimentos e habilidades nesta área a fim de atuar e ser uma profissional capaz de responder às suas expectativas e de seus alunos. Após a conclusão da graduação, Creuza foi rapidamente aprovada em dois processos seletivos, sendo um deles na área da Tecnologia de Informações. Sempre muito esforçada e batalhadora, a professora traça mais metas para o futuro e planeja dar continuidade aos seus estudos concretizando outros cursos, buscando atuar no campo da computação educacional.