Cead cria Moodle voltado para alunos do 1º ao 5º ano do João XXIII

26/10/2020

Em um momento inédito de mudanças impostas pelo período de pandemia, quando surge a necessidade de buscar diferentes maneiras de viver, conviver e aprender, a Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), adaptou a Plataforma de Aprendizagem Moodle para as necessidades dos alunos que retomaram suas atividades acadêmicas via ensino remoto emergencial, do 1º ao 5º ano do Colégio de Aplicação João XXIII.

Segundo a coordenadora geral da equipe pedagógica do Cead, Olga Ennela, a Moodle tornou-se nossa grande aliada para dar continuidade à educação formal da escola. “É comum pensar que sem a presencialidade não há ensino nem aprendizagem. Contudo, diversos estudos demostram que é possível ensinar e aprender por meio de diferentes recursos tecnológicos”, afirma.

A Moodle para crianças foi um espaço criado pensando em modos alternativos de atividades escolares, de acordo com as demandas do momento atual. A plataforma possui vários recursos para promover a aprendizagem dos alunos, tais como atividades interativas, recursos de gamificação (jogos), vídeos, músicas, diferentes sites e filmes.

Foram desenvolvidos para a plataforma Moodle layouts adequados ao público infantil, idealizados para conquistar a criança por meio do uso da linguagem visual de maneira a aguçar a curiosidade e estimular a sua autonomia, objetivando novas descobertas e aprendizagens. O uso de áudio, também, é um recurso usado com frequência na Plataforma, principalmente para os dois anos iniciais, quando as crianças ainda estão em processo de alfabetização e não dominam suficientemente a leitura. Os áudios direcionam o caminho que o aluno deve percorrer, de maneira bem simplificada e lúdica.

Com o apoio dos professores do João XXIII, foram produzidos tutoriais voltados para as crianças, onde os personagens Fred e Ana ensinam os primeiros passos para o correto manuseio da plataforma e do ambiente de aprendizagem.

Olga Ennela conta que as aulas na sala de aula virtual iniciaram com o Módulo de Aprendizagem em Rede. “Os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer as ferramentas disponíveis na Moodle e de consultar o guia do ensino remoto emergencial (ERE) de maneira a estarem em condições de realizar o trabalho proposto pelos professores”.

“Elegemos, como recursos principais para disponibilizar os conteúdos no ambiente virtual, o recurso LIVRO e, para a devolutiva das atividades, o recurso DIÁRIO, que permite ao aluno concentrar todas as atividades em um único lugar. Desta forma, os professores terão um registro geral de tudo que foi enviado e podem enviar o feedback de cada atividade, momento de grande importância no processo de aprendizagem, seja no modelo presencial ou a distância. Permitindo, assim, tanto o acesso a conteúdos pedagógicos como a interação entre professores e alunos, o trabalho realizado pelo Cead, juntamente com a direção e os professores do Colégio João XXIII, de adaptação da plataforma Moodle, possibilita um espaço efetivo e qualificado de ensino e aprendizagem remotos, com o potencial de minimizar significativamente os prejuízos educacionais causados pela pandemia”, conclui Olga Ennela.