UFJF-GV entrega mais de 2.300 máscaras face shield de proteção por meio do programa Covid Zero

13/08/2020

Nesta terça, 11, a sede administrativa da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) recebeu representantes de 50 cidades da região leste de Minas Gerais. Os encontros, realizados no molde drive thru, tinham como objetivo a entrega de mais de 2.300 máscaras face shield de proteção ao novo coronavírus, doadas pelo campus sede da Universidade e destinadas aos profissionais de saúde da região.

Além disso, em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, o programa Covid Zero elaborou uma cartilha de orientações para o uso e higienização das face shields. As ações integram o programa de extensão “Covid Zero: Prevenção da transmissão pelo novo coronavírus e medidas para o enfrentamento da pandemia”. O objetivo do programa é oferecer suporte aos profissionais da saúde que trabalham em contato direto com o vírus e atuam no combate à disseminação da doença.

De acordo com o diretor-geral da UFJF-GV e idealizador do programa, Peterson Andrade, nesta pandemia, milhares de profissionais da saúde foram contaminados pelo coronavírus durante o exercício das suas atividades profissionais. “Em Governador Valadares, até o dia 3 deste mês, foram 539 profissionais de saúde com diagnóstico positivo confirmado para o Sars-CoV-2. Por isso, estamos buscando várias formas de oferecer todo o suporte necessário e possível a estes profissionais, seja com doação de EPI, capacitações dos profissionais, divulgação de informações científicas ou com promoção de comportamentos adequados para a prevenção da contaminação no ambiente de trabalho, doméstico ou comunitário”, explica o diretor-geral da UFJF-GV.

Ainda segundo Peterson Andrade, as cartilhas visam orientar os profissionais sobre o uso correto e higienização das máscaras. “Durante as entregas aos profissionais, percebemos várias dúvidas relacionadas à limpeza e utilização dos novos equipamentos de proteção individual. Observamos, então, que apenas possuir os equipamentos não era o suficiente para evitarmos casos de Covid-19; precisávamos orientar sobre o seu uso e higienização a fim de garantir uma ação mais integral, aumentando a segurança dos profissionais da saúde ou outros usuários”, frisa.

“O apoio do Cead/UFJF foi muito importante para a formatação deste conteúdo para enviarmos este material a todas as 51 secretarias de saúde da região e outros municípios que receberam os protetores faciais”, ressalta o diretor-geral da UFJF-GV.

Érica Magueta, enfermeira que atua no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (SIASS) UFJF-GV e uma das autoras do conteúdo da cartilha, também comenta que, com a pandemia, as práticas relacionadas à biossegurança tiveram que ser revisadas e o uso de face shield foi inserido no dia a dia dos profissionais, em especial os que trabalham na área de saúde. “Acompanhando as máscaras, o Projeto Covid Zero também elaborou as cartilhas, em parceria com o Cead/UFJF, que estão sendo distribuídas para diversos serviços de saúde e instituições de Governador Valadares e região. Acredita-se que, desta forma, estão contribuindo para que o uso deste equipamento seja feito de forma segura e resolutiva”, conclui.