Cead desenvolve orientações para a implementação de funcionalidades e ferramentas na Plataforma Moodle

16/07/2020

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu orientações para a implementação de funcionalidades e ferramentas na Plataforma Moodle. A ação visa auxiliar coordenadores, professores e tutores estimulando o exercício de práticas pedagógicas nos cursos de graduação e pós-graduação, à distância ou presenciais.

A professora da equipe multidisciplinar do Cead/UFJF,  Olga Ennela comenta que o Cead está trabalhando na elaboração de um conjunto de tutoriais que irão compor um guia para professores, com o objetivo de melhor auxiliar os interessados no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a plataforma Moodle, utilizada nos cursos a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e também na oferta de oficinas virtuais, como o curso “Moodle na prática”. “Tendo em vista a situação que estamos atravessando, frente aos desafios de manter o funcionamento das atividades acadêmicas, estamos trabalhando em diferentes ações que venham auxiliar os professores para uma possível retomada das atividades”, relata Olga Ennela.

Segundo a professora, a atividade tem como objetivo organizar um guia dividido nas seguintes seções: ferramentas de configuração da sala virtual; mecanismos para disponibilizar recursos e propor atividades aos estudantes; e exemplos de práticas para o ensino a distância.

Também serão ofertadas, de modo virtual, oficinas práticas (Moodle na prática), que irão auxiliar os interessados em criar suas disciplinas no AVA. Poderão se inscrever coordenadores de cursos e professores da UFJF. As oficinas serão ministradas pela equipe pedagógica do Cead/UFJF, com duração de duas horas diárias. Elas acontecerão de segunda a  sexta em três horários distintos: durante a manhã, tarde ou noite. “A princípio planejamos uma carga horária de 10 horas, mas que poderá ser ampliada conforme a necessidade dos grupos, já que, para alguns, o uso do Moodle é uma novidade e requer um planejamento diferente do ensino presencial”, explica.

“Nosso objetivo é habilitar os professores para criação de suas salas virtuais, quer seja para manter um ensino remoto ou iniciar/dar continuidade às atividades acadêmicas interrompidas pela pandemia. Porém, é importante ressaltar, que o uso do AVA não significa transportar de modo linear as atividades presenciais para a modalidade a distância. É preciso ter clareza de que são metodologias diferentes e que ensinar a distância requer novas metodologias: “aprender enquanto ensina, compartilhar saberes”, frisa a professora Olga Ennela.

“As oficinas virtuais (Moodle na Prática) serão ofertadas em tempo real. Desta forma, poderão suprir as demandas dos professores no uso de novos recursos para manter as atividades acadêmicas até que o ensino presencial possa ser retomado. Dentre as plataformas de aprendizagem disponíveis, o Moodle é sem dúvida a mais completa, com atualizações constantes e um grande número de colaboradores, já que possui código aberto que possibilita um trabalho coletivo e compartilhado. Possui diversos recursos e possibilidade de agregar links para ambientes externos. Esta versão que utilizamos atualmente traz um enorme leque de possibilidades de atividades. Também já conta com o H5P inserido que contém mais de 40 recursos, além daqueles nativos do Moodle, o que amplia muito a possibilidade do professor na escolha de atividades e trabalhos com os alunos”, finaliza.

O período de inscrições e mais informações sobre as oficinas serão divulgados no site do Cead/UFJF.

Tutoriais sobre o Moodle

Nesta sequência, professores e tutores, poderão conferir esclarecimentos sobre alguns recursos da plataforma Moodle 3.3. A equipe pedagógica em parceira com o setor de produção estão trabalhando em uma nova série de tutorias no formato digital e também em vídeo, com a professora virtual, Alice.

Confira aqui o pdf de Como Solicitar a Criação de Disciplinas na Plataforma Moodle

Veja aqui o vídeo de Como Solicitar a Criação de Disciplinas na Plataforma Moodle

Além dessas ações o site do CEAD já conta com uma série de tutoriais para alunos e professores e você também pode acessar todos os tutoriais no canal do YouTube do Cead/UFJF.

Confira mais dicas de leitura sobre ensino remoto nos links a seguir:

Clique aqui para acessar o material disponibilizado pela UNB

Clique aqui para acessar o material disponibilizado pela UFRN (proposta de design para organização de aulas)

Clique aqui para acessar o material disponibilizado pela UFRN (orientações básicas para elaboração do plano de aula)