Cead realiza mais uma semana de lives

29/06/2020

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta semana mais uma edição do projeto “Cead: Metodologias e Soluções” e outra sequência do “Fala quem sabe Live”.

As exposições e discussões proporcionam aos palestrantes convidados a utilização da estrutura de tecnologia e os canais de informações sociais do Cead, a fim de promover e ampliar o alcance de discussões e viabilizar a interação com a sociedade, de forma mediada pelo Cead.

Cead: Metodologias e Soluções

A ação tem como objetivo a exposição e discussão de soluções de ensino e aprendizagem, incluindo ensino remoto, design instrucional, gestão da EAD, dentre outros temas no âmbito da comunidade da UFJF, com vistas a contribuir para o atendimento de demandas existentes nesse período de pandemia e, assim, aumentar a qualidade da experiência de aprendizagem.

A terceira edição da série de lives “Cead: Metodologias e Soluções” abordará o tema “EaD na UFJF: 15 anos de atuação a partir do Projeto Piloto”. O debate será com o Prof. Ricardo Rodrigues Silveira de Mendonça, docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF e mestre em Sistemas de Gestão.

Segundo ele, o objetivo da live é construir um diálogo que permita trazer à tona e valorizar a inserção da modalidade EaD na graduação em Administração da UFJF, por intermédio do Projeto Piloto. “A sua importância está associada à repercutir a compreensão do fato de que aquele projeto foi a pedra fundamental, por meio da qual a UAB fundou suas bases”, comenta Ricardo Mendonça.
A iniciativa acontece terça-feira, dia 30, às 16h, ao vivo no perfil do @ceadufjf no Instagram.

Fala quem sabe Live

O projeto tem como objetivo compartilhar com a sociedade saberes respaldados por professores, pesquisadores e profissionais da UFJF. De acordo com o coordenador do projeto e coordenador de extensão do Cead, Anderson Castanha, os temas das lives serão relevantes para a população em geral, desde saúde, ciências humanas, até engenharia e gestão pública, entre outros temas direcionados a comunidade da Universidade.

A próxima rodada do “Fala quem sabe Live” terá como tema “A Importância da Divulgação Científica e o Centro de Ciências da UFJF”. A discussão contará com a presença do professor de Química do Colégio de Aplicação João XXIII e Diretor do Centro de Ciências da UFJF, Elói Teixeira. A conversa tem como objetivo esclarecer o que é difundir a ciência, sua importância, diversas formas de promover a divulgação e demonstrar como é feito este trabalho no Centro de CIências da UFJF, um dos mais completos espaços de ciência do país.

Elói Teixeira comenta a importância dos projetos de Lives desenvolvidos pelo Cead/UFJF. “Estas ações permitem que a Universidade estabeleça um contato direto com a população, tratando de temas relevantes para a sociedade, demonstrando a importância do conhecimento científico e da Universidade Pública”, concluí.

A atividade acontece quinta-feira, dia 02, às 16h, no perfil do @ceadufjf no Instagram.

As lives são mediadas pelo Prof. Dr. Anderson Castanha, pelo docente do Departamento de Ciências Administrativistas da FACC e Coordenador de Extensão do Cead/UFJF.

Os áudios também estão disponíveis na Radioweb Cead/UFJF semanalmente para todos os interessados. A transmissão está disponível no site do Centro de Educação a Distância ou no aplicativo para smartphone. Para baixar o aplicativo da rádio no celular, vá em Play Store, localize Radioweb CEAD e instale o aplicativo.

Clique aqui para criar uma conta no Instagram

Saiba como visualizar live no Instagram