Estúdio do Cead/UFJF recebe pesquisador da Universidade de Harvard

28/03/2019

Na manhã desta quinta-feira, 28, o professor titular de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade de Harvard e referência mundial em pesquisas sobre saúde e espiritualidade, Tyler VanderWeele, esteve no estúdio do Cead/UFJF em entrevista para a TV do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes/UFJF). O professor está na UFJF para o II Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES), o Conupes 2019: “ Desafios na Pesquisa em Espiritualidade e Saúde”, que acontece nos dias 29 e 30 de março, no Trade Hotel.

Tyler VanderWeele, durante a sua palestra, abordará duas de suas principais linhas de estudo: método para investigar as relações causais de espiritualidade sobre a saúde e para fazer avançar a ciência da felicidade e do florescimento humano. Ele é autor do maior e melhor estudo já realizado sobre o impacto da religiosidade nas taxas de suicídio, em que investigou quase 90 mil pessoas durante 14 anos.

Conupes 2019: “Desafios na Pesquisa em Espiritualidade e Saúde”

A programação do Conupes 2019 vai contemplar desde os pesquisadores iniciantes até os mais experientes, atendendo também os anseios daqueles que planejam dar os primeiros passos no segmento de pesquisa científica. O congresso irá contar com conferências, mesas redondas e três minicursos, sendo um básico e outro avançado sobre “Pesquisa em Espiritualidade em Saúde”, e um a respeito de “Pesquisa em Experiência Espiritual e Relação Mente-Cérebro”. Além, é claro, do espaço para apresentação de pôsteres.

De acordo com o diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da UFJF, Professor Alexander Moreira de Almeida, o evento consolida a UFJF e o Nupes como uma referência no Brasil e internacional em espiritualidade. “Nesse evento teremos cerca de 700 pessoas, de 120 cidades e 17 estados. Isso traz uma repercussão interessante. Permite aos pesquisadores da Universidade que divulguem os seus trabalhos e tenham intercâmbio com pesquisadores do Brasil e exterior”, comenta.

Segundo Alexander, “O evento conta com vários professores de referência internacional, projetando o nome da UFJF, facilitando a ampliação das parcerias, melhorando o treinamento dos alunos e, também, a visibilidade como um todo da nossa Instituição. Vamos receber o Professor Tyler VanderWeele que ganhou o prêmio mais importante do mundo em estatística há 2 anos. Ter essa presença é uma oportunidade ótima para a melhoria dos nosso trabalhos. Além disso, vamos contar com a participação do pesquisador Alvaro Avezum , o pesquisador brasileiro mais citado no mundo na área de saúdes biológicas”, revela.

A equipe de produção de material didático do Cead/UFJF foi responsável por pela gravação da entrevista com o professor da Universidade de Harvard e fará a cobertura do evento.

Mais informações no site do Conupes 2019.