Coordenadora de curso a distância da UFJF recebe prêmio internacional na Flórida

02/06/2017

No último mês, entre os dias 17 e 20, a professora Eliana Ferreira, coordenadora do curso de especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com deficiência da UFJF, na modalidade a distância, recebeu o Prêmio Margaret Talbot, após ter se destacado nas pesquisas sobre as mulheres no esporte.

O prêmio foi entregue durante o 18° Congresso Mundial da Associação Internacional de Educação Física e Esportes para Mulheres (IAPESGW), na Barry University, em Miami, na Flórida. Em entrevista, Eliana revelou que esta é a primeira vez que uma pesquisadora brasileira ganha este prêmio. “Esta foi uma das poucas vezes que alguém da América Latina ou de um país de terceiro mundo conseguiu ganhar esse prêmio”, afirmou.

Depois de anos trabalhando com a inclusão de pessoas com deficiência, Eliana percebeu que a questão da mulher na sociedade deve ser mais analisada, pois ela também ainda é uma minoria. “Começamos a base da pesquisa fazendo um comparativo entre as realidades da mulher em universo internacional. Embora, atualmente, ela tenha um papel relevante no mercado de trabalho, observamos que essa presença não é tão expressiva quanto está no nosso imaginário”.

Segundo a coordenadora, por muitas vezes, as próprias mulheres possuem a concepção de que são iguais na sociedade e, a partir da pesquisa, elas passam a ter uma melhor percepção de si. Em outros casos, aquelas que não estão inseridas no mercado de trabalho percebem o quanto o seu papel é importante na família.

Eliana Ferreira é a nova representante da Associação Internacional de Educação Física e Esportes para Mulheres – IAPESGW no Brasil

Ainda de acordo com a professora, a realidade da mulher contemporânea precisa de muitas mudanças. “Nós mulheres precisamos conquistar mais espaço e os homens devem perceber que o nosso papel é extremamente importante e que temos direitos iguais. Além disso, é preciso repensar toda a política de trabalho, pois no momento em que ela é alterada, automaticamente se alteram os outros setores da sociedade”, frisou.

Além do prêmio, Eliana foi nomeada representante da IAPESGW no Brasil. Ela explicou que a proposta fundamental da Associação é buscar mais qualidade de vida e respeito para as mulheres. “Discutimos o papel da mulher no esporte, não apenas o esporte por esporte, mas o quanto ele influência na vida dessas pessoas”, expõe a coordenadora, enfatizando a importância da educação nesse processo: “Devemos pensar, discutir e investir na educação. Temos que motivar e incentivar as mulheres não só no esporte, mas em especial no seu crescimento educacional”, concluiu.

Eliana Ferreira também é coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME) da UFJF, possui pós-doutorado em Linguística com ênfase em Análise de discurso pela UNICAMP e pós-doutorado em Avaliação Educacional do Ensino pela Universidade Nacional do Ensino a distância – Espanha.