Equipe do Cead/UFJF produz entrevista com pesquisador de Cambridge

17/03/2017

Para professor de Cambridge, entrevistado pela equipe do Cead, a evolução não estaria em oposição a Deus, mas seria um meio de Deus para concretizar seus planos.

O pesquisador Denis Alexander, fundador e diretor emérito do Instituto Faraday para Ciência e Religião, da Universidade de Cambridge, esteve no estúdio do Cead/UFJF em entrevista para a TV do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes/UFJF). O professor está na UFJF para o VIII Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade, que acontece até a próxima segunda-feira, 20 e para o 2º Simpósio Internacional Mente-Cérebro, que acontece nos dias 17 e 18 de março, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas.

Ambos os eventos reúnem pesquisadores com diferentes pontos de vista sobre espiritualidade e ciência, com o objetivo de fomentar o debate e, com isso, atualizar o conhecimento do público sobre as recentes pesquisas e discussões acerca do tema. Além disso, as metas são também estimular o pensamento crítico sobre o dilema mente-cérebro e promover o desenvolvimento de novas pesquisas nesta temática.

Denis Alexander é bioquímico e neurocientista e traz o debate entre Criação Divina e Evolução em seus trabalhos, defendendo a ideia de que a crença em um Deus criador e na evolução Darwiniana não são incompatíveis. Ele aborda o assunto no livro Creation or Evolution – Do We Have to Choose? (Oxford: Monarch, 2008, 2ª edição, 2014). Também participa da Fundação ‘BioLogos’, criada pelo cientista Francis Collins (líder do projeto Genoma Humano e diretor do National Institute of Health, nos EUA, a principal agência de fomento governamental de pesquisa em saúde dos EUA) para mostrar a compatibilidade da fé cristã com a evolução das espécies.

A equipe de produção de material didático do Cead/UFJF foi responsável por produzir e conduzir a entrevista com o professor de Cambridge. O material estará disponível no canal da TV Nupes, em breve.

Outras informações:

Projeto Mente e Cérebro