Cead/UFJF: rompendo barreiras na educação

19/01/2017

Romper barreiras para levar ensino superior gratuito e de qualidade a lugares remotos, que não contam com universidades ou onde a oferta de cursos é inferior à demanda da população, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento humano e, consequentemente, regional. Essa é uma das principais metas da Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), modalidade de ensino que começou a ser desenvolvida pela instituição na primeira metade da década passada, sendo uma das pioneiras na área, no Brasil. Hoje, amparada pela expertise acumulada ao longo desses anos, a UFJF é referência nesta modalidade de ensino e é responsável por oferecer diversos cursos de graduação e de formação continuada, com qualidade, a estudantes em seus polos de apoio presencial, em vários estados brasileiros.

O Centro de Educação a Distância (Cead) é o órgão suplementar responsável por coordenar, supervisionar e dar apoio às atividades relativas à EaD na UFJF. O Cead é composto pelos setores acadêmico, administrativo financeiro, produção de materiais didáticos, comunicação, tecnologia da informação e gráfica. Conta com estúdio de gravações, webrádio, laboratório de informática, salas de reuniões, almoxarifado, suporte ao ambiente virtual Moodle, recepção e secretaria, em um prédio próprio, anexo ao Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).

Há mais de uma década, o Cead/UFJF vem possibilitando que sonhos de muitos estudantes decolem sem que eles precisem tirar os pés de suas terras. Por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a UFJF chegou a lugares remotos, onde não havia cursos superiores ou a oferta era incapaz de atender a demanda. A gênese da EaD está ligada à democratização do ensino e, por isso, o desafio e o objetivo que se impõe, cada vez mais, é levar a educação a distância a outros patamares, mas sem perder a qualidade, formando recursos humanos verdadeiramente capacitados, dos quais o Brasil precisa em diversas áreas e em diversas regiões.

Como funciona o Cead/UFJF

Setor acadêmico

O setor acadêmico organiza e controla os procedimentos administrativos vinculados aos cursos EaD da UFJF, apoiando as coordenações e suas demandas.

Também faz a interação com os polos de apoio presencial, para que sejam uma extensão da Universidade. O acadêmico ainda capacita professores e tutores, atende alunos, propõe atividades de ensino, pesquisa e extensão, realiza estudos, formula e acompanha editais de seleções de tutores e alunos. Além disso, é responsável por consolidar a articulação com os órgãos de fomento da EAD, em especial a CAPES.

O setor Administrativo Financeiro

O setor Administrativo Financeiro é responsável pelo gerenciando dos pagamentos de bolsas UAB, viagens, compras, infraestrutura e jurídico, buscando sempre a melhoria dos processos administrativos, a fim de implementar, agilizar e  dinamizar todo o apoio logístico e de infraestrutura necessários à execução das atividades de educação a distância.

Além disso, é responsável por consolidar a articulação com os órgãos de fomento da EAD, em especial a CAPES; fomentar os cursos em relação às planilhas financeiras, compras e impressão/reprodução de material didático.

A Produção de Materiais Didáticos

A Produção de Materiais Didáticos atende as demandas das coordenações dos cursos EAD, para a produção de videoaulas e apostilas. Além disso, cria materiais de divulgação em conjunto com a Assessoria de Comunicação do Cead, para promover a EAD da UFJF.

A Assessoria de Comunicação

A Assessoria de Comunicação estabelece um vínculo comunicativo com a sociedade, através do relacionamento com os colaboradores internos e externos ao Cead, com alunos da modalidade a distância e com a imprensa local e nacional.

O setor também desenvolve campanhas culturais e ações para inserir os alunos de EaD na comunidade acadêmica, reforçando o sentimento de pertencimento dos estudantes à UFJF.

A Comunicação ainda fornece informações precisas sobre cursos e polos, e é responsável por diferentes veículos de comunicação, como o Portal Cead, a Radioweb Cead e a fanpage no Facebook.

O Setor de Tecnologia da Informação

O Setor de Tecnologia da Informação é responsável pela prospecção de tecnologias para EAD, pelo projeto e desenvolvimento de sistemas administrativos e educacionais, pelo projeto, implantação e manutenção da infraestrutura de redes e pelo desenvolvimento e suporte ao usuário do ambiente de aprendizagem a distância adotado pela UFJF, o Moodle.

Gráfica

A Gráfica é responsável pela impressão de parte das demandas do Cead que possam ser produzidas em preto e branco, tais como apostilas e material de divulgação, etc. As demandas que necessitam de acabamento diferenciado são encaminhadas a uma gráfica terceirizada.