Meu ensino sem distâncias – Aluno da Licenciatura em Computação coleciona vitórias durante o curso a distância e apresenta metas para o futuro profissional

03/02/2016

A graduação ainda não acabou, mas Marcelo Henrique Xavier de Souza, aluno do curso de Licenciatura em Computação, no polo de Salinas, em Minas Gerais, já contabiliza as conquistas proporcionadas pela Educação a Distância (EaD) em sua vida. Além de estudante, Marcelo é tutor presencial pelo Instituto Federal do Norte de Minas e concursado em uma escola pela Secretaria do Estado de Minas Gerais. Grande parte desses resultados se deve à formação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O início da graduação, em 2012, mudou a vida do aluno, que “não tinha condições para pagar faculdade ou se manter em outra cidade para estudar”. Assim, apesar de representar um sonho distante, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tornou-se realidade para Marcelo. “Poder estudar em uma universidade federal foi o melhor presente da minha vida, abriu um leque de oportunidades”, declara. Ele não mede palavras ao elogiar a UFJF: “eu particularmente indico a EaD da UFJF; já tive contatos com outras EaDs, particulares e federais, e vi não têm a mesma qualidade da UFJF”.

foto02

Residente em Novo Horizonte, na região Norte de Minas, Marcelo conta com o auxílio dos profissionais e da estrutura do polo de Salinas para desenvolver as atividades da graduação. A distância de 30km entre o polo e sua casa é pequena perto da experiência vivenciada: “o deslocamento vale muito a pena, pois a graduação me possibilita trabalhar e ver o mundo de uma outra forma. Já dei aulas e estou ainda mais preparado para lecionar na informática”, orgulha-se. A coordenação e os tutores, segundo Marcelo, estão sempre disponíveis para ajudar a resolver os problemas e “manter a distância mais curta”.

Uma das disciplinas que agregou mais conhecimento à experiência do estudante foi ministrada pela atual diretora do Cead, Profa. Liamara Scortegagna. “Na matéria de Seminário Integrador, aprendi a lidar com alunos, com a escola, amadureci e aprendi muito. Hoje coloco em prática o que aprendi na disciplina”.

Entre os desafios do ensino a distância, o aluno destaca a necessidade de possuir disciplina e dedicação constantes. “Acredito que a EaD transforma pessoas, instiga a pessoa à pesquisa, ao estudo. O desafio é esse: quando a pessoa consegue ter disciplina, vai vindo a vontade de estudar. Essa é a essência da EaD: florir no aluno a necessidade e o desejo de estudar sempre”, finaliza Marcelo, que pretende cursar pós-graduação ou mestrado no futuro.