Professor da UFJF analisa impacto sobre contaminação do Rio Doce e traça atitudes para promover revitalização ambiental

26/01/2016

Convidado desta semana no programa Papo Cabeça, da Radioweb Cead, o Professor do Programa em Pós-graduação em Ecologia da UFJF, Nathan Oliveira Barros, apresenta suas considerações sobre o desastre ambiental de Mariana-MG. A cidade de Governador Valadares, que abriga nosso campus avançado e um Polo UAB, foi afetada pelas consequências do acidente, ocorrido no final de 2015.

Nathan é graduado e mestre em Biologia pela UFJF, com doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado na Holanda. Atualmente, ele é integrante da força-tarefa de pesquisadores convidados pelo Governo de Minas Gerais para colaborar com análises sobre a tragédia ambiental. Segundo o professor, entre os prejuízos ambientais estão a lama, a turbidez da água e os vários impactos sociais, como a falta de água potável vivenciada na cidade no último mês.

“Os rios têm papel importante na sociedade. O desenvolvimento e a colonização de regiões ocorrem próximo aos rios, além da necessidade dos recursos para energia elétrica, como as hidrelétricas, e a alimentação humana, com a pesca, por exemplo”, explica. No Brasil, conforme Nathan, estão cerca de 12% de toda água disponível no mundo.

IMG_9841

Entretanto, a lama que tem sido mostrada na mídia é apenas um dos impactos sofridos pelos rios, atualmente. Para Nathan, “tão grave quanto a lama é o esgoto lançado diariamente nos rios, além da utilização inadequada do solo e da drenagem, que expõem o rio a poluentes da agricultura e das atividades urbanas”, pontua.

Para haver a restauração da qualidade de agua, são necessárias algumas etapas: “o estudo das informações hidrológicas do terreno, da bacia de drenagem, a qualidade da água, enfim, conhecer o rio em sua totalidade. Depois disso, é necessário entender os impactos, pois o acidente com a barragem foi apenas um deles. Após todo esse conhecimento, é possível propor medidas de restauração, que levem em consideração o custo da revitalização do ecossistema”, finaliza.

Para conferir mais detalhes da conversa com o Professor do Programa em Pós-graduação em Ecologia da UFJF, Nathan Oliveira Barros, fique ligado: o programa Papo Cabeça vai ao ar hoje, às 15h, com reapresentação no sábado e domingo, no mesmo horário. Para ouvir, basta acessar o site cead.ufjf.br. A Radioweb Cead também pode ser acessada pelo portais “Radiosbr” e “RadiosNet”. Outra opção é por meio de dispositivos móveis. Para isso, é preciso baixar gratuitamente o aplicativo TuneIn, pesquisar Radioweb Cead e salvar nos favoritos.