Cead realiza webconferência do projeto Frontiers in Aquatic Ecology do PPG em Ecologia da UFJF

10/11/2014

Ensino ao alcance de todos e a quebra de barreiras por meio da tecnologia pela expansão do conhecimento. É com esse objetivo que o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece apoio e suporte às iniciativas que contemplam a pesquisa, a cultura e a educação. Neste sentido, na quinta-feira, 6, alunos, professores e interessados puderam acompanhar online as duas primeiras palestras do projeto Frontiers in Aquatic Ecolog, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFJF e pelo Laboratório de Ecologia Aquática do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

O projeto contou com a participação de duas professoras norte-americanas que atuam no campo da Ecologia Aquática e estão no Brasil por meio da UFJF. “Sou extremamente favorável a esse tipo de intercâmbio. Isso foi possível por meio do financiamento da UFJF e da tecnologia capaz de levar toda essa informação para diferentes partes do Brasil. Isso é uma socialização, uma democratização do conhecimento”, comentou o professor do Departamento de Biologia do ICB, Fábio Roland. A webconferência foi transmitida do laboratório de informática do Cead, sendo disponibilizado um link com capacidade para 80 acessos para que os presentes e demais interessados pudessem acessar a transmissão. As palestras em inglês contaram com tradução simultânea.

PARA PUBLICAR 0711 PPG de Ecologia foto

A professora pesquisadora Laura Lapham, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, ministrou a palestra “Methane Biogeochemisty: from natural hydrocarbon seeps to oil blow-outs”, que abordou os impactos causados por compostos químicos que saem do corpo humano e vão para o ecossistema aquático e o efeito disso na qualidade da água. A outra pesquisadora, também norte-americana, Emma Rosi-Marshall, da Associate Scientist Cary Institute of Ecosystem Studies, de Millbrook, discorreu sobre os problemas dos gases e do efeito estufa em ecossistemas aquáticos na palestra “Pharmaceuticals as agents of ecological change in aquatic ecosystems”.

O projeto Frontiers in Aquatic Ecology foi desenvolvido com o objetivo de sociabilizar os conhecimentos sobre Ecologia Aquática, levando o conteúdo das palestras a diferentes partes do Brasil e do mundo. A estimativa é que cerca de trinta laboratórios em todo o Brasil estiveram conectados a este primeiro ciclo de webconferência.

De acordo com a doutoranda em Ecologia da UFJF, Marcela Miranda, isso só foi possível com o suporte dado pelo Cead. “Eu já conhecia o serviço de webconferência oferecido e sugeri ao projeto a transmissão das palestras, como forma de aproximar o Cead do PPG em Ecologia e do Laboratório de Ecologia do ICB, de forma a universalizar o conhecimento. Espero que essas palestras se tornem frequentes e, ao longo das semanas, disseminem esse conhecimento para todo o Brasil, colocando vários pesquisadores do mundo em contato com outros pesquisadores”, anseia Marcela.

Na próxima semana o Frontiers in Aquatic Ecology vai contar com a participação de dois pesquisadores da França.