Polo de Salinas: inclusão de deficientes auditivos e surdos

31/07/2013

A inclusão dos deficientes auditivos e surdos é um dos maiores desafios impostos na educação sem fronteiras e a Universidade Federal de Juiz de Fora, este ano, deu acesso a mais um aluno para poder conquistar esse sonho.

Formada no primeiro semestre de 2013, Regina Freire é a primeira deficiente auditiva do polo de Salinas a concluir o ensino superior em Pedagogia, oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A recém-formada em Pedagogia destaca que durante todo o curso manteve uma rotina diária de estudos. “Todos os dias eu acessava a Plataforma Moodle, realizava as tarefas e fazia a leitura várias vezes para compreender os textos. Estudava durante todo o tempo livre, finais de semana, feriados e até de madrugada”.

Para a secretária do polo de Salinas, Adriana Gentiluomo, a ex-aluna superou muitos obstáculos. “Até o início do curso, por falta de oportunidade, ela não tinha tido contato com o computador. Aprender o mundo da informática foi um grande desafio”.

Regina descreve que a perseverança é muito importante para aqueles que buscam algum objetivo. “Me sinto vitoriosa, foram quatro anos de dedicação, esforço, coragem e luta. Deixei algumas coisas de lado para alcançar o meu grande sonho de fazer um curso superior e estar numa faculdade de qualidade e de grande reconhecimento”.

A pedagoga comenta que pretende dar continuidade aos seus estudos. “Acredito que a procura pelo aprofundamento das informações que já possuo é essencial, por isso penso em fazer pós-graduação em Alfabetização e Letramento. Espero que em pouco tempo esse sonho também se torne realidade”.

Com suas atividades iniciadas em 2007, o polo de Salinas já graduou cerca de 100 alunos em cursos como licenciatura em Computação, Educação Física, Pedagogia, Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Básico, Gestão do Meio Ambiente: Educação, Direito e Análise Ambiental e Gestão Pública Municipal Integrada.

O polo de Salinas conta com três graduações: licenciaturas em Computação, Educação Física e Pedagogia e a pós-graduação em Mídias na Educação.

Priscila Ferro