Colóquio vai abordar as questões que envolvem a Educação a Distância

28/01/2009
As universidades federais de Juiz de Fora, Alfenas e São João del Rei unem-se para realizar o “I Colóquio Regional: EAD, Cultura e produção de subjetividade”. O evento evidencia as questões culturais, o uso e a produção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a subjetividade dos atores envolvidos no processo de Educação a Distância, além de sua influência direta na formação humana.

O Colóquio será realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2009 na Universidade Federal de São João del Rei. Nele o público terá acesso à produção de pesquisas em Educação a Distância realizadas pelas três instituições, e ao contexto da EAD no Brasil através de experiências institucionais e corporativas. Além disso, o público poderá participar de oficinas sobre “Introdução à EaD”, “Corporeidade e EAD”, “Tecnologia e Cultura” e “Pesquisa em EAD” e de atividades extra-classe que visam à sensibilização sobre o ensino na modalidade a distância.

O Colóquio dá continuidade à “I Mostra de Inovação em Tecnologias Educacionais”, realizada pelo NEAD/UFSJ, entre 26 e 28 de novembro de 2007. Este segundo evento propõe um amadurecimento da vivência em EAD nas instituições parceiras e a consolidação de uma política de divulgação e formação sobre ensino a distância na região de influência das universidades (UFJF, UFSJ e UNIFAL). O evento tem como meta ser um evento anual e de abrangência internacional.

Comissão Organizadora: Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEAD/UFJF) – Flávio Iassuo Takakura; Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Alfenas (CEAD/UNIFAL) – Marcelo Lacerda Rezende e Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del Rei em conjunto com o Grupo de Pesquisa de Educação a Distância da UFSJ (NEAD-GPEAD/UFSJ) – Gilberto Aparecido Damiano, Maria Socorro A. Nunes Macedo e Dener Luiz da Silva e Antônio Luiz R. Sabariz.

Assessoria de Comunicação NEAD/UFJF