Cead recebe coordenadora do projeto de extensão “De peito aberto: programa de prevenção e acompanhamento integrado no câncer de mama”, em homenagem ao Outubro Rosa
Na semana em que o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa da campanha Outubro Rosa, a convidada do programa Papo Cabeça da Radioweb é a professora de Enfermagem e coordenadora do projeto de extensão “De peito aberto: programa de prevenção e acompanhamento integrado no câncer de mama”, Jaqueline Ferreira Bittencourt. Ela apresentou a atividade realizada na UFJF, desde2001, e comentou as formas de detecção, combate e tratamento do câncer de mama.
Entre os objetivos do projeto estão acolher mulheres desde o início do tratamento da doença e acompanhar pacientes no pós-operatório da mastectomia (cirurgia para retirada do tumor nas mamas). Ele surgiu da necessidade de acompanhar as mulheres desde a detecção precoce, passando por intervenções clínicas ou cirúrgicas da doença, até a reabilitação.
Sob a coordenação da Profa. Jaqueline Ferreira Bittencourt, profissionais de diversas áreas, como fisioterapia e assistência social, auxiliam no tratamento da enfermidade, e também facilitam o convívio social de quem possui a doença. “As mulheres se apoiam no grupo de reabilitação. Elas se reúnem a cada 15 dias para falar um pouco sobre essa vivência, como é ter realizado a cirurgia, com o apoio da equipe e da família. É um processo de minimização desse sofrimento”, explica Jaqueline.
As ações do projeto acontecem no Hospital Universitário da UFJF, individualmente com as assistentes sociais, ou em grupo, como as aulas de dança do ventre, pensadas a fim de divertir e distrair as participantes da realidade vivenciada fora dali. De acordo com Jaqueline, “são atividades físicas e culturais, e a tendência é abrir para a comunidade, preferencialmente com as mulheres que tiveram ou têm esse adoecimento. Fica o nosso convite para a comunidade”.
Detecção, fatores de risco e tratamento do câncer de mama
Segundo Jaqueline Bittencourt, não há prevenção ao câncer de mama. O importante, entretanto, é fazer o autoexame das mamas mensalmente, após o fim do período menstrual. Nos casos de mulheres que já não possuem ciclo menstrual, a escolha do dia no mês é livre. “O exame pode ser feito com a mulher deitada, sentada ou no banho, para ver se encontra alguma anormalidade, secreção ou dor. É um momento em que a mulher vai se conhecer e se cuidar”, explica.
Caso seja identificada alguma anormalidade, é necessário fazer o exame clínico. Entretanto, Jaqueline alerta que “a detecção de um nódulo não significa a incidência de câncer. É preciso um acompanhamento médico e uma série de exames para confirmar a existência da doença”.
Mesmo que não existam diferenças nos seios, é aconselhável visitar um médico e ser examinada, uma ou duas vezes no ano, dependendo da necessidade. O recomendado pelo Instituto Nacional do Câncer é que a mamografia seja feita dos 40 aos 69 anos, mas as mulheres que têm casos de câncer na família devem começar os exames mais cedo, aos 30 anos.
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer estão o cigarro, o sedentarismo, os maus hábitos alimentares e consumo excessivo de bebida alcoólica. “A pessoa obesa, ou com sobrepeso, por exemplo, fica predisposta a muitas outras doenças como a diabetes, a hipertensão arterial; são coisas passiveis de cuidar com uma educação para a saúde”, orienta.
Apesar dos momentos difíceis vivenciados durante o tratamento, a professora ressalta que há solução para o câncer de mama. “Tem cura. Temos pessoas que têm uma gana para viver, que estão dando depoimentos maravilhosos. Dentro do acompanhamento integrado, temos uma senhora de 94 anos, lúcida, orientada, uma pessoa que não falta às reuniões, faz a dança do ventre, é muito devota. E também temos mulheres de 30, 40 anos, cada pessoa responde de uma maneira”, finaliza.
O programa Papo Cabeça vai ao ar às 15h, com reapresentação no sábado e domingo, no mesmo horário. Para ouvir, basta acessar o site cead.ufjf.br. A Radioweb Cead também pode ser acessada pelo portais “Radiosbr” e “RadiosNet”. Outra opção é por meio de dispositivos móveis. Para isso, é preciso baixar gratuitamente o aplicativo TuneIn, pesquisar Radioweb Cead e salvar nos favoritos.