III Simpósio Mineiro de Educação Química: Cead transmite a abertura do evento, conferências e mesas-redondas

17/09/2015

O III Simpósio Mineiro de Educação Química (III SMEQ), que acontece na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, nos dias 18,19 e 20 de setembro, contará com transmissão ao vivo realizada pelo Centro de Educação a Distância (Cead). Com isso, estudantes de todos os polos ligados à UFJF poderão acompanhar a abertura do evento, conferências e mesas-redondas.


Sem  III simposioO SMEQ é um dos eventos mais importantes da Educação Química de Minas Gerais, e tem contribuído muito para a divulgação e consolidação dessa área de pesquisa, bem como da química como um todo em nosso estado. O evento também agrega a importante tarefa de abrir espaço para reflexões e propostas de ação voltadas para a Formação de Professores de Química em nosso estado e de todo país.

Organizado pela comunidade de educadores químicos do estado de Minas Gerais, o III SMEQ segue os eventos anteriores em Viçosa (2011) e Lavras (2013), buscando criar um espaço formativo de interlocução entre estudantes e profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior para reflexões sobre formação docente, Ensino e Pesquisa em Educação Química. Os encontros, ao longo do evento, buscarão discutir a formação e a valorização do professor de química, no que diz respeito à construção de sua identidade, seus saberes e valores.

De acordo com Rodrigo Lobão, do setor de Produção de Material Didático do Cead, a transmissão possibilita aos alunos que não podem comparecer ao evento presencialmente a oportunidade de participarem através da webconferência. “Vamos fazer um registro do evento, com entrevistas e imagens e, posteriormente, disponibilizar o material no site e nas redes sociais do Cead. Além disso, vamos também assessorar a equipe Tecnológica através do material audiovisual que será transmitido online”, comenta.

Segundo Leandro Giovanetti, da equipe de Tecnologia, o processo é simples para o usuário, porém é utilizado um software complexo para realizar a transmissão. “A transmissão é gravada e ligada pela placa firewire no computador. Em seguida, realizamos a transmissão via web para os polos”, comenta.

Para o coordenador do III SMEQ, José Guilherme da Silva Lopes, a transmissão do evento favorece o contato dos estudantes com o curso de graduação. “É uma forma de incluir alunos, que às vezes por questões de trabalho e mesmo de deslocamento não conseguem participar do evento diretamente”, frisa.

Já para a diretora do Cead, Edna Martin, o apoio do Cead nessa transmissão é mais uma missão sendo cumprida. “É extremamente importante que os eventos acadêmicos e científicos vençam as barreiras geográficas e sejam levados para outros lugares, pois assim todos passam a ter conhecimento da dimensão do papel da Universidade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Além disso, o evento também é uma forma de mostrar as competências específicas de cada curso”, expõe a diretora, finalizando: “é com muita satisfação que as equipes de Comunicação, Produção de Materiais e de Tecnologia vêm cobrindo de forma bastante competente mais esse evento. Também é com muito orgulho que damos mais esse apoio à Universidade”.