NEAD realiza Capacitação de Tutores
27/07/2009
Começou hoje, dia 27 de julho, a fase presencial da Capacitação de Tutores realizada pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEAD/UFJF). Cerca de 60 profissionais compareceram ao novo laboratório de informática do NEAD, sede do evento. O objetivo do curso é formar tutores em condições de atuarem nos cursos de graduação e pós graduação a distância da UFJF, com qualidade. Além disso, o curso busca familiarizar os tutores com as ferramentas a serem utilizadas durante a tutoria e instrumentalizá-los para que eles compreendam a filosofia do trabalho da Universidade.Nesta manhã, a Coordenadora Acadêmica do NEAD, Deniele Pereira Batista, deu as boas-vindas aos novos tutores e explicou o funcionamento do NEAD e do “Programa Integrado de Capacitação Institucional – UAB/UFJF 2009”, do qual a capacitação faz parte. Deniele falou, também, sobre a importância do tutor no processo de educação na modalidade a distância. Segundo ela o tutor é o responsável pela mediação pedagógica, “ele tem que estar comprometido e ter formação pedagógica e tecnológica adequadas para que todo o processo se concretize com sucesso”, ressalta.
A palestra sobre web conferência, ministrada durante a tarde por Aloísio Marioni Abib, Assessor Tecnológico do NEAD foi a novidade dessa Capacitação. O assessor abordou aspectos sobre os recursos pedagógicos e as novas possibilidades de interação com o aluno por meio desta ferramenta. “Muitos professores não sabem como realizar uma web conferência, por isso, o curso oferece essa oportunidade para eles não só no trabalho como tutor mas também para toda a vida profissional”, comenta.
Elizandra Ferreira Dias, que é professora de geografia nos ensinos médio e fundamental em Matias Barbosa e irá atuar pela primeira vez na Educação a Distância (EAD). Ela conta que a capacitação está aprimorando seu contato com a EAD e as ferramentas utilizadas no processo de ensino aprendizagem são capazes de desenvolver o potencial pedagógico dos professores. “A Capacitação fornecida pelo NEAD nos aproxima desse novo mundo da educação”, aponta.O curso teve início no dia 23 de julho. Nas 10 horas iniciais, não presenciais, os tutores estabeleceram, de forma experimental, o primeiro contato com a plataforma Moodle. As 40 horas presenciais estão sendo realizadas nesta semana entre os dias 27 e 31, na parte da manhã e tarde. Na próxima semana será realizada a última fase do curso, mais dez horas não presenciais serão utilizadas para o exercício do aprendizado.