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A Biblioteca Virtual do CEAD disponibiliza grande parte das obras produzidas por pesquisadores do Centro. Seu principal objetivo é difundir os conceitos e ferramentas utilizadas na Educação a Distância a alunos, tutores, professores, estudiosos e interessados pelo assunto. Vale a pena conferir! (As opiniões expressas nos arquivos publicados são de exclusiva responsabilidade dos autores.)

  • MOODLE
    Rosilãna Aparecida Dias

Posso realizar dois cursos de graduação ao mesmo tempo?

Não. De acordo com a Lei n° 12.089 de 11, de novembro de 2009, é proibido que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.

A estrutura curricular das disciplinas é a mesma de cursos presenciais?

Sim. O conteúdo pedagógico dos cursos a distância não sofre nenhum prejuízo em relação aos cursos presenciais. A grade curricular quanto ao conteúdo didático é concebida levando-se em consideração as especificidades da modalidade e é adequada às exigências da metodologia de EAD.

Qual a duração dos cursos?

Os cursos de licenciatura e bacharelado duram, em média, quatro anos. As especializações duram cerca de 18 meses.

Quais os recursos materiais e técnicos necessários para um aluno realizar um curso a distância?

Além das apostilas de cada disciplina (que são entregues gratuitamente no início do período letivo) é necessário que o aluno tenha acesso a um computador conectado à internet, preferencialmente por meio de banda larga, e hardware compatível com o uso de aplicativos básicos de processamento de informação (processadores de texto, planilhas eletrônicas, leitura de documentos em formato de impressão PDF, etc.). Caso o aluno não possua computador com as especificações citadas, poderá realizar suas atividades no Polo de Apoio Presencial, que possui toda estrutura necessária, além de tutores presenciais para atenderem as demandas dos alunos.

É preciso comprar material didático para acompanhar o curso?

Não. No início do primeiro período letivo, o aluno participará de um encontro presencial no qual receberá informações sobre as disciplinas a serem cursadas, juntamente com apostilas desenvolvidas por docentes, especificamente para o curso. Além disso, o aluno poderá baixar arquivos com textos, imagens, etc., para visualização e impressão. Os Polos de Apoio Presencial também possuem bibliotecas onde os alunos podem fazer consultas a bibliografias sugeridas.

Que conhecimentos de informática são necessários para fazer o curso?

São desejáveis conhecimentos básicos de informática e internet, com destaque para as seguintes ferramentas: editor de texto; leitor de arquivo em formato PDF; browser (navegador para visualização de páginas da internet. Ex: Mozilla Firefox); e-mail e rede social de relacionamento. Ao iniciar o curso, há um momento inicial para a prática de questões que promovem a familiarização do aluno com algumas dessas ferramentas, de modo que ele desenvolva e/ou aperfeiçoe competências relacionadas à tecnologia.

Como são os encontros presenciais?

Os contatos presenciais são agendados previamente e realizados no polo em que o aluno está matriculado, geralmente nos momentos de avaliações e início de período letivo. A presença nos encontros presenciais é obrigatória.

Como é feito o controle da participação do aluno nas atividades a distância?

Embora haja maior flexibilidade de horário para a realização das atividades online, estas têm prazos e datas de entrega, os quais deverão ser respeitados. Todas as atividades são formuladas de forma que haja uma equivalência de horas dedicadas aos estudos. O acesso do aluno (através de senha de identificação) à plataforma de aprendizado virtual faz com que qualquer atividade ou contribuição feita no âmbito de uma disciplina possa ser atribuída a ele, comprovando assim sua participação nas atividades à distância.

Como são as avaliações?

As avaliações compreendem dois momentos: as avaliações a distância (AD) e as avaliações presenciais (AP). As avaliações a distância incluem as participações em fóruns de discussão, seminários virtuais, chats e envio de trabalhos. Geralmente, as AD são semanais e possuem prazos para serem postadas no ambiente virtual. As avaliações presenciais são aplicadas nos polos onde o aluno está matriculado em datas previstas no calendário escolar, geralmente no final do período letivo. Além dos exames, podem compor a AP: seminários, oficinas e atividades práticas em laboratórios.

O que é a plataforma virtual Moodle?

O Moodle é a principal plataforma de sustentação das atividades a distância de nossos cursos. Ele é um ambiente de aula virtual onde o aluno tem a possibilidade de acompanhar atividades do curso pela internet. Através da plataforma, o estudante terá acesso, com uso de uma senha pessoal, aos conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar suas dúvidas via mensagens, entre outros recursos. O Moodle pode ser acessado em qualquer computador com internet.

Como o aluno poderá tirar suas dúvidas?

A partir do momento em que o aluno estiver matriculado, todo contato necessário deverá ser feito junto ao Polo de Apoio Presencial no qual está matriculado, onde um Tutor Presencial estará de plantão para ajudá-lo a se conduzir no curso. Além disso, haverá sempre um Tutor a Distância, presente virtualmente na plataforma Moodle em condições de esclarecer as dúvidas relacionadas ao conteúdo das disciplinas que lhe forem apresentadas. Dúvidas relativas ao funcionamento do Moodle devem ser encaminhadas para o e-mail suporte.cead@ufjf.edu.br, por meio do qual uma equipe técnica especializada dará ao aluno o suporte necessário.

Como é composta a equipe de suporte aos alunos de EAD?

O coordenador é o responsável por gerir o curso, supervisionar os professores e acompanhar os macroindicadores com o intuito de tomar as medidas corretivas, que se tornam necessárias na busca de melhorias contínuas para o curso. O coordenador articula todos os professores do curso para que estejam alinhados com os objetivos estabelecidos em projeto pedagógico e para zelar pela qualidade do curso.

-Professor:
Cada disciplina possui um professor responsável por desenvolver a dinâmica da disciplina, adaptar o conteúdo com material específico para a EAD, fazer a orientação pedagógica necessária para a consecução dos objetivos dela, preparar avaliações, supervisionar os tutores e acompanhar o aprendizado dos alunos.

-Tutor a distância:
Cada disciplina possui um tutor a distância responsável por acompanhar o andamento das atividades realizadas pelo aluno e resolver efetivamente a maior parte dos problemas de conteúdo, assim como dinamizar a apropriação, por parte dos alunos, dos conteúdos da disciplina, relatando, a tempo, para o professor o andamento da aprendizagem dos alunos.

-Tutor presencial:
Este é o responsável por habilitar o aluno no seu processo de aprendizagem, auxiliar na apropriação eficiente das técnicas e ferramentas tecnológicas que permitem o desenvolvimento da aprendizagem individual à distância.

Os cursos a distância da UFJF são reconhecidos pelo MEC?

Sim. Todos os cursos de Educação a Distância da UFJF são devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Qual é o reconhecimento do Diploma de um curso de Educação a Distância (EAD)?

O diploma de um curso a distância tem a mesma equivalência de diplomas de cursos presenciais em todo território nacional. A modalidade a distância não é citada no certificado, por ser apenas uma nova forma de oferta do curso superior.

O que é um Polo de Apoio Presencial?

Os Polos de Apoio Presencial são espaços físicos mantidos por prefeituras municipais que funcionam como ponto de apoio aos alunos dos cursos à distância. Os polos possuem infraestrutura física, tecnológica e pedagógica necessária para o acompanhamento do curso. São nesses polos que acontecem as atividades presencias, os alunos têm acesso à biblioteca, laboratórios de ensino e pesquisa, salas de videoconferência, sala de informática, sala de aula, etc. Também ocorrem nos polos algumas atividades administrativas desempenhadas pelo coordenador e secretários.

No âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o polo é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de EaD de responsabilidade das IES formadoras. O polo UAB é tipificado como efetivo, se o mantenedor (responsável pela infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos) for um ente federativo (Estado ou Município), ou associado, se o mantenedor for uma IES integrante do Sistema UAB. O polo efetivo é localizado, preferencialmente, em municípios de porte médio (entre 20 e 50 mil habitantes) que não têm instalações acadêmicas de nível superior. O polo associado está instalado num campus de uma IES.