Inscrições abertas para as oficinas do Seminário em Educação Superior e Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem

01/10/2019

Estão abertas as inscrições para as oficinas do Seminário em Educação Superior e Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem que acontece no Centro de Ciências da UFJF, nos dias 3 e 4 de outubro. O evento é destinado a professores, tutores, estudantes e interessados em debater sobre as novas metodologias de ensino e aprendizagem, a partir do uso de tecnologias, na Educação Superior.

Confira as oficinas:
14h – Oficinas

Oficina 1– “Avaliação e Gamificação em EaD” – Profa. Fernanda Amaral e Profa. Olga Ennela (Cead/UFJF)
A oficina tem como objetivo conhecer possibilidades de diferentes recursos para os processos de avaliação de ensino e aprendizagem com ênfase nos recursos disponíveis na plataforma Moodle.
Abordaremos sucintamente as possibilidades de gamificação do AVA rumo às perspectivas inovadoras de ensino e avaliação.
Carga horária: 03 horas
Pré requisito: conhecimento básico em informática e internet, conhecimento da plataforma Moodle.

Oficina 2- “Estratégias Metodológicas para a EaD” – Profa. Alessandra Serafini e Profa. Rita Florentino (Cead/UFJF)
A oficina tem como objetivo habilitar professores e tutores na utilização das potencialidades pedagógicas da plataforma Moodle em cursos ou disciplinas presenciais, semipresenciais ou a distância;
Abordaremos algumas possibilidades de associação de estratégias pedagógicas para o planejamento de atividades no Moodle.
Carga horária: 03 horas

Oficina 3- “Os usos e potencialidades de videoaulas para ensinos e aprendizagens” – Prof. Henrique Lage Chaves (UFJF)
A oficina tem como objetivo promover o debate que envolve os usos de tecnologias de comunicação e informação digitais nas escolas e fora delas pelos educandos e professores. Assim como, refletir sobre a inserção das tecnologias digitais nas escolas na perspectiva de uma educação com as mídias, tendo ênfase no uso de videoaulas.

Oficina 4- “Videos na Educação: você ainda não utiliza? Então comece agora!” – Eduardo Barreri (UFJF)
A oficina tem como objetivo discutir a inserção de vídeos nas práticas educacionais e seus impactos, além de apresentar formas de selecionar ou criar vídeos para uso no contexto das turmas. O encontro irá abordar o impacto atual do vídeo na sociedade, os aspectos técnicos da mídia vídeo, seu contexto didático, a seleção de vídeos, a elaboração de vídeos e suas formas de divulgação.
Pré requisito: Gostar de tecnologia.

Oficina 5– Roda de Conversa: “Aprendendo com pessoas com deficiência a romper barreiras atitudinais na Universidade” – Verônica de Andrade Mattoso. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
O ingresso de um maior número de estudantes com deficiência nas Instituições Federais de Ensino Médio Técnico e Superior a partir do ano de 2017 foi garantido por meio da Lei Federal 13.409 e requer de todo o Corpo Social institucional predisposição à quebra de barreiras atitudinais, com vistas a oportuno aprendizado coletivo repleto de potencialidades para todos os envolvidos.
A roda de conversa tem como objetivo trazer para o centro do debate a premissa “Nada sobre nós, sem nós” como catalisadora deste aprendizado coletivo. Para tanto, estão convidadas a participar pessoas com deficiência interessadas em compartilhar suas vivências neste âmbito e aquelas que queiram escutá-las sensivelmente e com elas problematizar e aprender.

Oficina 6– “Desconfie das Imagens / Cinema e Educação” – Cristiano Rodrigues (UFJF)
A oficina visa fazer uma Introdução à linguagem audiovisual: noções de planos, movimentos e narrativa. Apresentar possibilidades de trabalho com cinema em sala de aula e demonstrar a experiência das imagens em encontros educativos.
Outro objetivo do encontro, é mostrar as possibilidades da linguagem audiovisual em processos de ensino e aprendizagem. Além disso, apresentar experiências formativas de trabalho com cinema e educação e instigar a presença e o uso das imagens nas práticas educativas.
Pré requisito: celular com câmera para prática.

Oficina 7– “Moodle 3.7 – Melhorias e Novos recursos da atualização” – Felipe Barroso ( CAEd/UFJF)
A oficina tem como objetivo apresentar os novos recursos e as principais melhorias dessa atualização, de forma prática, com a plataforma já instalada na versão 3.7. Apresentando, também, possíveis soluções para problemas já relatados pelos usuários.
Pré requisito: conhecimento básico em moodle e entusiasmo para ensino colaborativo.
Carga horária: 03 horas

Clique aqui para se inscrever nas oficinas.
Confira aqui o site do evento.