Para uma melhor experiência, recomendamos a visualização deste site em um dos seguintes navegadores compatíveis:
Microsoft Edge | Google Chrome | Mozilla Firefox | Safari | Opera
    Divulgado edital para a seleção de Assistente à Docência

Nº 04/2020

Início das Inscrições: 18/03/2020

Término das Inscrições: 17/04/2020

Resultado Final: 29/04/2020

Inscrições já encerradas

Veja aqui o resultado final do Edital nº 04/2020.

Clique aqui para conferir o resultado  do segundo recurso do Edital nº04/2020.

Clique aqui para conferir o resultado  do primeiro recurso.

Clique aqui para conferir o resultado parcial da primeira fase (análise curricular).

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), divulga o edital de seleção para Assistente à Docência, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para atuação em doze polos UAB/MG. As vagas são dividas entre os Polos: uma vaga para Barroso, uma para Bicas, uma para Boa Esperança, uma vaga para Cataguases,uma para Conselheiro Lafaiete, uma para Governador Valadares, uma para Ipanema, uma para Salinas, uma para Sete Lagoas, uma para Timóteo, uma vaga para Ubá e duas vagas para Juiz de Fora.

Segundo o edital, o Assistente à Docência desenvolverá suas atividades no polo de educação a distância do município para o qual foi selecionado, sendo suas tarefas voltadas para atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, sendo elas: trabalhar de forma integrada e colaborativa com o coordenador de polo; apoiar as ações gerenciais da CAPES e ações acadêmicas das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que atuem no polo.

Cabe ao Assistente à Docência possuir satisfatório domínio sobre os procedimentos acadêmicos das IPES que atuam no polo; conhecer a estrutura de funcionamento do polo e das IPES que nele atuam; dialogar com alunos, tutores e coordenadores de polo para desenvolver ações que visem estimular a frequência dos alunos no polo e outras ações que possam contribuir para a redução da evasão, e conhecer e atuar conforme o calendário acadêmico das IPES e cronograma das disciplinas semestrais, ofertadas em cada curso.

Além disso, o Assistente à Docência deve estimular a formação de grupos de aprendizagem colaborativa entre acadêmicos; atuar, em parceria com a coordenação do polo, na organização da tutoria presencial, incluindo definição de horários, escalas de atendimento, aplicação das avaliações presenciais e posteriores acompanhamentos decorrentes do processo avaliativo; encaminhar à CAPES relatórios de acompanhamento desenvolvidos no âmbito dos cursos e programas de acordo com definições da Diretoria de Educação a Distância da CAPES (DED/CAPES).

O Assistente à Docência deve auxiliar as IPES no atendimento tutorial, auxiliando os estudantes na contínua integração às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); encaminhar às IPES, quando necessário, dúvidas dos acadêmicos relativas às normas institucionais de cada curso ; auxiliar as IPES na articulação entre os diversos atores envolvidos na oferta do curso; participar de capacitações promovidas pelas IPES e CAPES; e acompanhar o desempenho da tutoria do curso no polo, tendo em vista seu aperfeiçoamento.

Compete ao Assistente à Docência ajudar os estudantes na busca de soluções para o encaminhamento de demandas acadêmicas; estabelecer contato com os estudantes, em articulação com o tutor presencial, particularmente com aqueles que frequentam pouco o polo, buscando saber as razões da ausência; estar presente nos encontros e avaliações presencias em parceria com o coordenador do polo; contribuir com o acolhimento aos alunos no polo; em parceria com o coordenador de polo, realizar eventos acadêmicos e de integração do polo à comunidade; em situações excepcionais, substituir o tutor presencial; e participar do levantamento de demanda educacional da região em conjunto com o coordenador de polo.

Inscrição

A Inscrição acontece até as 16h do dia 17 de abril de 2020. Ela deverá ser feita por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição no site do Cead/UFJF, seção Editais, clicando no link próprio, referente ao Edital e envio da documentação online no momento da inscrição.

Resultados

A divulgação do Resultado Parcial da Análise Curricular dos candidatos será divulgada pelo site do Cead no dia 27/04/2020, a partir das 17h.

No caso de Recurso quanto à Análise Curricular, deverá o mesmo ser encaminhado exclusivamente no dia 28/04/2020, de 08h às 12h, para o e-mail (edital.cead@ufjf.edu.br) seguindo obrigatoriamente o modelo do Anexo II.

O resultado do Primeiro Recurso será divulgado no site do Cead no dia 28/04/2020, a partir das 17h.

Havendo novo questionamento do mesmo candidato, o recurso deverá ser encaminhado para uma nova instância administrativa constituída pelo diretor do Cead. O mesmo deverá ser enviado exclusivamente no dia 29/04/2020, de 08h às 12h, para o e-mail (edital.cead@ufjf.edu.br) seguindo obrigatoriamente o modelo do Anexo II.

O Resultado do Segundo Recurso e o Resultado Final serão divulgados no dia 29/04/2020, a partir das 17h no site do Cead.

Confira aqui o edital.

Clique aqui para fazer a inscrição.

Ir para o topo Ir para o topo