Para uma melhor experiência, recomendamos a visualização deste site em um dos seguintes navegadores compatíveis:
Microsoft Edge | Google Chrome | Mozilla Firefox | Safari | Opera
    Confira o edital de seleção para Assistente à Docência

Nº 06/2020

Início das Inscrições: 26/05/2020

Término das Inscrições: 26/06/2020

Resultado Final: 02/07/2020

Inscrições já encerradas

Confira aqui o resultado final.

Confira aqui o resultado do 1º recurso quanto à análise curricular.

Confira aqui o resultado parcial da análise curricular

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), divulga o edital de seleção para Assistente à Docência, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que visa à seleção para a função de Assistente à Docência no Polo UAB de Salinas/ MG.

De acordo com o edital, a escolha dos polos aconteceu, com intuito de atender o critério dos locais em que a UFJF possui histórico de vinculação da função de assistente a docente e/ou é majoritária em termos de quantidade de alunos ativos, de acordo com as normas gerais do presente edital e de leis e portarias CAPES subsidiárias.

Cabe ao Assistente à Docência trabalhar de forma integrada e colaborativa com o coordenador de polo; apoiar as ações gerenciais da CAPES e ações acadêmicas das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que atuem no polo; possuir satisfatório domínio sobre os procedimentos acadêmicos das IPES que atuam no polo; conhecer a estrutura de funcionamento do polo e das IPES que nele atuam; dialogar com alunos, tutores e coordenadores de polo para desenvolver ações que visem estimular a frequência dos alunos no polo e outras ações que possam contribuir para a redução da evasão; conhecer e atuar conforme o calendário acadêmico das IPES e o cronograma das disciplinas semestrais, ofertadas em cada curso.

Além disso, o Assistente à Docência deve estimular a formação de grupos de aprendizagem colaborativa entre acadêmicos; atuar, em parceria com a coordenação do polo, na organização da tutoria presencial, incluindo definição de horários, escalas de atendimento, aplicação das avaliações presenciais e posteriores acompanhamentos decorrentes do processo avaliativo;  encaminhar à CAPES relatórios de acompanhamento desenvolvidos no âmbito dos cursos e programas de acordo com definições da Diretoria de Educação a Distância da CAPES(DED/CAPES);

O Assistente à Docência deve auxiliar as IPES no atendimento tutorial, auxiliando os estudantes na contínua integração às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); encaminhar às IPES, quando necessário, dúvidas dos acadêmicos relativas às normas institucionais de cada curso; auxiliar as IPES na articulação entre os diversos atores envolvidos na oferta do curso; participar de capacitações promovidas pelas IPES e CAPES; acompanhar o desempenho da tutoria do curso no polo, tendo em vista seu aperfeiçoamento.

Compete ao Assistente à Docência ajudar os estudantes na busca de soluções para o encaminhamento de demandas acadêmicas; estabelecer contato com os estudantes, em articulação com o tutor presencial, particularmente com aqueles que frequentam pouco o polo, buscando saber as razões da ausência; estar presente nos encontros e avaliações presencias em parceria com o coordenador do polo; contribuir com o acolhimento aos alunos no polo; em parceria com o coordenador de polo, realizar eventos acadêmicos e de integração do polo à comunidade; em situações excepcionais, substituir o tutor presencial; e participar do levantamento de demanda educacional da região em conjunto com o coordenador de polo.

Inscrição

A Inscrição acontece até as 16h do dia 26 de junho de 2020. Ela deverá ser feita por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição no site do Cead/UFJF, seção Editais, clicando no link próprio, referente ao Edital e envio da documentação online no momento da inscrição.

Resultados

A divulgação do Resultado Parcial da Análise Curricular dos candidatos será divulgada pelo site Cead/UFJF no dia 30 de junho 2020, a partir das 17h.

No caso de Recurso quanto à Análise Curricular, deverá o mesmo ser encaminhado exclusivamente no dia 1º de julho de 2020, de 08h às 12h, para o e-mail da edital.cead@ufjf.edu.br seguindo obrigatoriamente o modelo do Anexo II.

O resultado do Primeiro Recurso será divulgado no site www.cead.ufjf.br no dia 01/07/2020, a partir das 17h.

Havendo novo questionamento do mesmo candidato, o recurso deverá ser encaminhado para uma nova instância administrativa constituída pelo Diretor do CEAD.

O mesmo deverá ser enviado exclusivamente no dia 02 de julho de 2020, de 08h às 12h, para o e-mail edital.cead@ufjf.edu.br seguindo obrigatoriamente o modelo do Anexo II.

O Resultado do Segundo Recurso e o Resultado Final serão divulgados no dia 02 de julho de 2020, a partir das 17h no site do Cead/UFJF.

Confira aqui o edital.

Clique aqui para fazer a inscrição.

Ir para o topo Ir para o topo