Para uma melhor experiência, recomendamos a visualização deste site em um dos seguintes navegadores compatíveis:
Microsoft Edge | Google Chrome | Mozilla Firefox | Safari | Opera
    Abertas as inscrições para a segunda edição do Start – Empreendedorismo Científico

Nº 01/2023

Início das Inscrições: 07/02/2023

Término das Inscrições: 15/03/2023

Resultado Final: 20/03/2023

Inscrições já encerradas

Confira aqui o resultado final do edital.

Veja aqui o resultado do recurso.

Confira aqui  a retificação nº2 ao Edital nº 01/2023

Confira aqui o resultado parcial

Em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead), o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o Edital de seleção para a segunda edição do programa de Start – Empreendedorismo Científico, na modalidade a distância.

O curso  visa capacitar pesquisadores da Universidade para identificar oportunidades de mercado e direcionar suas pesquisas para resolver problemas reais da sociedade. Podem se inscrever alunos de graduação bolsista de iniciação científica, alunos de mestrado e doutorado, docentes e técnicos administrativos da educação (TAEs) que apresentem vínculo com a UFJF. Serão ofertadas 100 vagas.

Segundo Leonardo Frossard, Assessor de Projetos da Diretoria de Inovação da UFJF, o programa preenche uma lacuna em relação ao apoio do Critt aos pesquisadores da Universidade. “O Start surge como uma alternativa para alunos de iniciação científica, de mestrado, doutorado, professores e técnicos administrativos da UFJF se capacitarem no tema empreendedorismo científico. No Curso os pesquisadores terão acesso a diversas metodologias e ferramentas ágeis para modelagem de negócios. A ideia é levar o resultado das suas pesquisas para o mercado, criando uma startup de tecnologia.”

A inscrição acontece entre os dias 7 e 15 de março.Ela deverá ser feita por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição no site do Cead/UFJF, seção Editais, clicando no link próprio, referente ao Edital e envio da documentação on-line no momento da inscrição.

O resultado final será divulgado no site do Cead no dia 20 de março, a partir das 16h, em uma lista com o nome dos candidatos aprovados e dos classificados, em ordem decrescente de classificação. O candidato cujo nome conste na relação de selecionados deverá começar as atividades a partir do dia 14 de março, via Moodle, no link disponibilizado no resultado final.

Dúvidas em relação às inscrições deverão ser enviadas para o e-mail da coordenação do curso: emp.critt@gmail.com com o assunto em caixa alta “Dúvida curso Start.” A primeira etapa classificatória acontece a partir da ordem de inscrição e, a segunda, da conferência da documentação obrigatória, com a inscrição sendo deferida ou indeferida nessa fase.

Duração e atividades

O curso será realizado entre os dias 21 de março e 19 de maio, em 4 módulos, sendo eles: “Ideação de Negócios Inovadores” com Leonardo Miranda Frossard, “Proposta de Valor” com Rafael Vítor Gonçalves de Aquino, “Propriedade Intelectual” com Ana Carolina Antunes Vidon e “Roadmap Tecnológico” com Débora Marques. Confira aqui mais informações sobre os módulos e seus facilitadores.

As aulas de cada módulo serão liberadas semanalmente e o aluno terá 15 dias para o envio das atividades. Ao final, será realizada uma aula online síncrona para tirar dúvidas e discutir a respeito do curso. Para a obtenção do certificado é necessário que o aluno obtenha nota igual ou superior a 70% e preencher a pesquisa de satisfação ao final do curso.

O resultado final será divulgado no site Cead no dia 21 de março de 2023, a partir das 16h.

Confira o edital.

Clique aqui para fazer a inscrição.

Confira aqui a retificação do edital.

Ir para o topo Ir para o topo