Curso apresenta ferramentas que possibilitam a professores e tutores produzir aplicativos capazes de veicular conteúdos e informações através de celulares e smartphones

12/11/2015

A equipe de pesquisadores da coordenação acadêmica do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, no último dia 5 de novembro, o encontro presencial do “Curso de Produção de Aplicativos para Celulares”, no laboratório do Cead. O curso é ministrado pelo professor e pesquisador Luiz Henrique Eiterer e as tutoras Frâncila Weidt e Priscila Alves, com duração de 40 horas, interligando atividades na Plataforma Moodle e encontro presencial.

A capacitação tem término previsto para o dia 26 de novembro, e visa apresentar ferramentas que possibilitam a professores e tutores, sem conhecimento prévio de programação, produzir aplicativos capazes de veicular conteúdos e informações através de celulares e smartphones, bem como apresentar as plataformas de aprendizagem móvel. “Nossa intenção é mostrar como é possível produzir aplicativos educativos para celulares sem precisar saber a programação de computadores”, comenta o professor.

Segundo Eiterer, o curso é voltado para profissionais da educação que desejam trabalhar com propostas pedagógicas diferenciadas, utilizando como ferramenta o celular. “Durante a capacitação, o cursista aprende a trabalhar na linha de montagem de aplicativos chamada Fábrica de Aplicativos. Ele adquire os conhecimentos para criar um aplicativo educativo para celulares que, posteriormente, poderá ser usado em cursos e/ou disciplinas”.

Arnor Gribel Santos, que trabalha com publicidade há 30 anos e possui pós-graduação em Mídias em Educação, viu o curso como uma ótima oportunidade de atualização profissional. “Como profissional do mercado, considerei a proposta muito legal. A construção de aplicativos é muito intuitiva e muito simples. Fiquei encantado com o curso.”

Já para o professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de Três Rios, Anderson Alves Mattos, é sempre bom ter novos aprendizados. “O curso apresenta várias plataformas, e acredito que todo aprendizado adquirido será válido para ser reproduzido em sala de aula. É sempre bom aprender e repassar o conhecimento para os alunos”.

IMG_135920