Projetos desenvolvidos pela assessoria de comunicação do Cead são apresentados na UFMG

01/06/2015

A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFJF e coordenadora do setor de Produção de Materiais Didáticos do Centro de Educação a Distância (Cead), Liamara Scortegagna, juntamente com os jornalistas Priscila Ferro e Thiago Stephan, participaram, nos dias 28 e 29 de maio, do PromovEaD. O evento foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e teve como objetivo discutir a visibilidade da EaD pública no Brasil. A participação ocorreu no painel “Boas práticas de Comunicação relacionadas à EaD”.

Da esquerda para a direita: Thiago, Liamara, Wagner Corradi (Diretor de Educação a Distância da UFMG) e Priscila

Na oportunidade, Liamara fez uma breve introdução de forma a apresentar o Cead da UFJF, destacando os cursos oferecidos pela instituição, o número de alunos matriculados e a estrutura do setor. Na sequência, a jornalista Priscila Ferro destacou as ações em mídias sociais que foram desenvolvidas pela assessoria de comunicação do Cead, sobretudo no Facebook. Entre elas estão as campanhas “A cidade que você vê”, que resultou também na gravação de um documentário sobre a cidade de Bicas, “Eu curto a fanpage do Cead” e “Selfie volta às aulas”, entre outras.

Em seguida, Thiago Stephan apresentou duas iniciativas da assessoria de comunicação do Cead ligadas ao rádio. A primeira foi a Rede Cead de Informação, composta por emissoras mineiras que veicularam, gratuitamente, 34 programetes produzidos pelo setor com o objetivo de divulgar os cursos oferecidos pela UFJF na modalidade a distância. A iniciativa acabou sendo o embrião para a criação da Radioweb Cead, emissora que nasceu com o objetivo de aproximar os alunos da EaD do universo acadêmico da UFJF e ser um canal de comunicação com os diversos públicos dessa modalidade de ensino.

Para Liamara, “a participação do Cead da UFJF no PromovEaD é de relevada importância para o cenário da EaD tanto em Minas Gerais, como no Brasil. A UFJF se destaca em termos de comunicação e apresentou experiências belíssimas. As ações de comunicação do Cead somente são possíveis pois contamos com uma equipe experiente e comprometida com a Educação a Distância. A preocupação do Cead com estas ações é integrar e aproximar o aluno da EaD com a Instituição, auxiliando na construção do processo de identidade e de pertencimento deste aluno com a UFJF”.