Curso de capacitação possibilita acesso a novos instrumentos de aprendizagem e discute a acessibilidade

03/06/2015

A equipe de pesquisadores da coordenação acadêmica do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou o encontro presencial, no laboratório do Cead, do “Módulo 2 do Curso de Capacitação de Tutores”. O início do curso ocorreu nos dias 22 e 23 de maio para a turma cujas vagas foram destinadas ao público da UFJF, e 28 e 29 de maio para a turma destinada ao público externo. O curso é ministrado pelos professores e pesquisadores Francisca Pires, Luiz Henrique Eiterer, Lecir Barbacovi, Octávio Silvério de Souza Neto, Alan Willian e as tutoras Marianna Panisset, Frâncila Weidt, Priscila Alves e Priscila Rodrigues, com duração de 40 horas, interligando encontros presenciais e atividades na Plataforma Moodle.

Segundo o professor pesquisador Eiterer, o módulo 2 da capacitação é mais avançado. “O curso apresenta novas formas de se utilizar os recursos e atividades da plataforma Moodle, que normalmente as pessoas não usam por não conhecerem”, afirma.

Ainda de acordo com Eiterer, a equipe de professores e tutoras realizou, antecipadamente, todo o planejamento do curso. “Elaboramos todos os conteúdos, tentando medir quais seriam as melhores ferramentas a serem incluídas na capacitação”, expõe o professor, revelando algumas novidades do curso: “Trouxemos algumas ferramentas muito úteis para os cursistas, como o Hot Potatoes, questionários e como criar uma planilha excel gerando um relatório de notas dentro do Moodle.”

Professor Luiz Henrique Eiterer ministra capacitação.

No módulo 2 do curso de capacitação, assim como no módulo 1, não se separou a teoria da prática. O cursista teve a oportunidade de ser inscrito não só como estudante, mas também como tutor/professor. Ele também teve acesso a todas as ferramentas da plataforma, podendo exercitar todos os recursos e atividades.

Para a equipe formuladora dos cursos é sempre importante a constante capacitação dos tutores e demais atores da EaD. O cursista ao participar das capacitações vai aprendendo tudo que o ambiente virtual é capaz de proporcionar, inserindo-o numa nova cultura de ação docente.

“Durante a capacitação o tutor passa a ter o domínio de recursos e atividades oferecidos pelo Moodle, aumentando as possibilidades de participação no desenvolvimento do curso. Ele passa a ser encarado como um docente, que compartilha com o professor e coordenador de todo o processo”, revela o professor Eiterer.

O curso também já implementa experiências de como oferecer uma educação para todos, incluindo recursos, como áudios e descrições pormenorizadas, que permitem formas diferenciadas de aprender. Neste módulo a discussão da questão da acessibilidade é um ponto relevante e preocupação de toda equipe, que continua estudando formas de como melhor implementar a acessibilidade.