Tudo pronto nas graduações a distância para o início de mais um semestre letivo. Confira a mensagem da diretora do Cead

27/02/2015

Cerca de 2900 alunos das graduações oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância voltam às aulas na próxima semana, a partir de segunda-feira, 2. Eles estão matriculados em seis cursos: Administração Pública, Computação, Educação Física, Física, Matemática e Química. Os estudantes de Pedagogia iniciam as atividades em 16 de março. O Centro de Educação a Distância (Cead) se empenhou ao máximo para oferecer a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos cursos e para receber os universitários da melhor maneira possível.

O material didático preparado pelos professores já está disponibilizado para as coordenações dos cursos e, com o semestre pela frente, a comunidade acadêmica envolvida com a Educação a Distância (EAD) manifesta o desejo de que os estudantes tenham uma trajetória bem sucedida no que se refere à aprendizagem. De acordo com a diretora do Cead, Edna Martin, a nova gestão do centro ainda está no início, mas já conta com uma equipe de coordenadores setoriais integrados, que prepararam diversas ações para o semestre letivo.

“Cada coordenador dispõe de apoio especializado de recursos humanos e, mesmo com uma equipe reduzida, contamos com uma grande força de trabalho. A expectativa para este semestre letivo é levarmos a qualidade da nossa EAD aos polos de apoio presencial”, expõe a diretora, deixando também uma mensagem aos alunos que escolheram a UFJF para esse importante momento da vida que é ingressar em uma universidade: “Nós, do Cead, desejamos que vocês usem suas asas e voem o mais longe que vocês conseguirem através da Educação a Distância.”

Também é grande a expectativa entre os coordenadores de curso para o início do período letivo. O coordenador da Licenciatura em Física, Carlos Lima, foi feito grande esforço junto aos professores do curso para a elaboração de novos materiais didáticos. “Preparamos videoaulas e material escrito, que estão disponíveis na própria Plataforma Moodle. Nesse semestre também foi escalada uma equipe de tutores com bom perfil pedagógico para ministrar aulas presenciais de reforço nos polos”, destaca o coordenador.

Para os novos alunos que devem entrar neste semestre por meio do edital de vagas ociosas, a coordenação de Física programou o Módulo de Acolhimento para capacitar os novatos no uso da Plataforma Moodle. Ainda de acordo com Lima, fazer o curso de Física a distância da UFJF pode ser uma experiência ao mesmo tempo inspiradora e desafiadora.

“Obstáculos existem, e podem surgir dificuldades, mas podemos mostrar ao aluno como é possível descobrir e desenvolver seu verdadeiro potencial. Fazendo uma escolha adequada de disciplinas, é possível conciliar o tempo necessário para o estudo ao seu tempo disponível. Os tutores podem auxiliar em estudos dirigidos e o aluno tem a possibilidade de administrar o seu tempo, seja em casa ou estiver”, expõe, deixando uma mensagem de boas-vindas aos novos estudantes: “Neste primeiro semestre de 2015, desejamos sucesso a todos os alunos e que todos os objetivos sejam alcançados.”

Flexibilidade da EAD atrai estudante

Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFJF, Raphael Loures, vai ingressar no curso de graduação em Licenciatura em Física. Ele revela a sua expectativa ao ingressar pela segunda vez em um curso superior: “Espero que esta graduação me proporcione formação sólida dentro da Física”, comenta.

A flexibilidade de horário de estudos da Educação a Distância é apontada como uma grande vantagem para os alunos que já possuem compromissos de trabalho, mas estão dispostos a buscar novos horizontes. Para Loures essa característica da EAD foi determinante para que buscasse uma nova graduação.

“Na Educação a Distância eu mesmo crio meus horários e meu cronograma de estudos e também conto com a experiência e a maturidade de já ter cursado outra faculdade na área de Exatas”, comenta o calouro, que se mostra feliz ao voltar para a instituição que já o recebeu em outra oportunidade: “A UFJF é uma das melhores universidades do país, pois proporciona aos alunos muitas oportunidades. Acredito que essa nova formação abrirá várias opções para minha carreira, contribuindo não só para meu crescimento profissional, mas também acadêmico e humano”, conclui.

Texto: Priscila Ferro