Primeira turma de Computação da UFJF na modalidade a distância cola grau

27/01/2015

“Entregamos à sociedade novos profissionais, bem preparados e capacitados, prontos para atuarem no mercado de trabalho e transmitir todo o conhecimento adquirido na Universidade”, declara a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Liamara Scortegagna. No dia 20 de janeiro, cerca de 40 alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferecidos na modalidade a distância, participaram da cerimônia de Colação de Grau Unificada no Cine-Theatro Central.

Colaram grau alunos de 18 polos de apoio presencial: Araxá, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cataguases, Coromandel, Durandé, Ilicínea, Ipanema, Juiz de Fora, Lavras, Mantena, Pescador, Salinas, Santa Rita de Caldas, Sete Lagoas, Timóteo e Tiradentes, em seis cursos da modalidade a distância: Administração Pública, Computação, Física, Matemática, Pedagogia e Química.

Alunos de EaD colam grau no Cine-Theatro Central

Do total de formandos, dezessete colaram grau em Computação. Essa foi a primeira turma do curso a pegar o diploma. “É um curso inovador, o único de Minas Gerais oferecido nesta modalidade. É uma satisfação participar deste momento que marca a conquista de tantos alunos e de nós da coordenação”, comemora a coordenadora do curso de Licenciatura em Computação na modalidade a distância, Fernanda Campos.

De Sete Lagoas, veio Cláudio da Mata, para participar da cerimônia e pegar seu segundo diploma. Ele viu no ensino a distância uma oportunidade de realizar um sonho. “Sou graduado em Letras, mas há 30 anos trabalho com tecnologia, então, vi na Licenciatura em Computação, oferecido pela UFJF na modalidade a distância a oportunidade de realizar um sonho que era de estudar em Universidade Federal”, conta.

Antes da cerimônia unificada no Cine-Theatro, os formandos dos cursos em EaD participaram de um coquetel no saguão da Reitoria da UFJF, no campus. O momento foi marcado pelo encontro dos alunos com coordenadores do Centro de Educação a Distância (Cead), professores, tutores e alunos.

Texto: Camila Carolina

Foto: Priscila Ferro