Estudantes da EAD/UFJF participam da eleição para reitor

27/05/2010
Nem mesmo a distância de 580 km entre Salinas e Sete Lagoas impediu os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na modalidade a distância, de participarem do processo de consulta para a escolha do Reitor e Vice-reitor da Instituição para o período de 2010/2014.

Como o polo presencial de Salinas não contou com a instalação de urnas para a eleição, os alunos se deslocaram até Sete Lagoas para contribuir com o processo democrático que, pela primeira vez, contou com a participação dos discentes da modalidade de ensino à distância.

A professora e aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Luciana Ferreira Santos, foi uma eleitora.  “Eu achei muito importante ir votar. É a primeira vez que estou fazendo um curso superior e eu queria, com meu voto, contribuir para a universidade e para a sua melhoria. Foi gratificante, mas se tivéssemos uma urna em Salinas, a participação dos eleitores seria muito maior e muito melhor. A viagem durou 10 horas e ainda ficamos uma hora parada por causa de uma reforma na estrada. Foi puxada!”, explica.

A votação nos outros polos

Para a coordenadora do polo de Sete Lagoas, Juliana Ferreira Redoan, a participação dos discentes a distância reforça o processo democrático da UFJF. “É uma conquista não só para eles, mas para a própria universidade”, afirma.

A mesma opinião é partilhada pela coordenadora do polo de Timóteo, Aparecida Cordeiro Otoni Maia. “Considero a participação dos alunos muito boa. Eles fizeram questão de vir, sentiram-se importantes. E o número só não foi maior porque a eleição aconteceu em um dia de semana, simultaneamente ao horário de trabalho dos estudantes, impedindo-os de virem até o polo votar, principalmente, aqueles das cidades vizinhas”.

“Os alunos tiveram voz. Isso é muito importante. Eu me emocionei com uma de nossas alunas: ela é cadeirante e sua dificuldade não a limitou de votar. Os alunos de Ilicínea compareceram em massa, porém, os de outras cidades tiveram dificuldades. Acredito que nas próximas eleições, a votação poderia ser online”, sugere a coordenadora do polo de Ilicínea, Adriana Luzia de Oliveira Faria.

A eleição

O processo de consulta aos estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos aconteceu nos dias 19 e 20 de maio e contou com a instalação de 33 urnas, sendo 30 em Juiz de Fora e três nos polos de apoio presencial de Ilicínea, Timóteo e Sete Lagoas. Os discentes das cidades-polo que não contaram com as urnas foram alocados em outros locais de votação.

O resultado final do processo foi conhecido na tarde dessa segunda-feira, 24 de maio. De acordo com a Comissão Eleitoral, a votação contou com a participação de 6.980 eleitores; destes, 6.005 votaram na Chapa 10 “Novos tempos. Novos Rumos”, renovando o mandato do atual reitor, professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho, e do vice, professor José Luiz Rezende, com um índice de aprovação de 86,03%. Votos brancos e nulos somaram 975, ou seja, cerca de 13%. O novo mandato inicia-se em setembro deste ano. (vide tabela abaixo)

resultado